Topo

Fazer escolhas saudáveis é melhor do que controlar tamanho da porção

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

26/01/2018 13h26

Esqueça a ideia de que comer de tudo com moderação ajuda a emagrecer. De acordo com um estudo da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, vale mais a pena encher o prato com alimentos saudáveis, como uma salada, do que apostar em uma porção pequena de batata frita.

Para realizar o estudo, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: 34 mulheres acima do peso, 29 com o peso normal e 39 que fizeram um treinamento de um ano para aprender estratégias de como controlar a quantidade das porções ingeridas.

Veja também:

O objetivo era avaliar se um treino desse tipo era eficaz para ajudar as pessoas a controlarem o tamanho das porções consumidas. Todos as participantes visitaram o laboratório uma vez por semana durante um mês e, a cada visita, os pesquisadores ofereciam os mesmos alimentos, mas aumentavam o tamanho das porções aleatoriamente. As refeições disponíveis iam desde alimentos muito calóricos até os com poucas calorias, como saladas.

Os pesquisadores descobriram que, quando receberam porções maiores, todos os participantes comiam mais. No entanto, as que receberam treinamento consumiram menos calorias em geral do que aquelas que não o fizeram, tudo porque escolhiam alimentos com menor teor de calorias.

"O resultado do estudo mostra que a escolha de alimentos saudáveis e com baixas calorias é mais efetiva e sustentável do que apenas tentar resistir a grandes porções. Se você escolher alimentos ricos em calorias, mas restringir a quantidade, as porções serão muito pequenas e você provavelmente terá fome", afirma Faris Zuraikat, um dos autores do estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy