menu

Topo

Tudo sobre Hipertensão

Sintomas e tratamentos da doença


Tudo sobre Hipertensão

Coloque fone de ouvido: música intensifica efeito de remédio na hipertensão

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

2018-01-20T16:29:10

20/01/2018 16h29

Pesquisadores mostraram que a música intensifica os efeitos benéficos de medicamentos sobre o coração em curto prazo. Pode parecer que não há relação, mas a ciência provou o contrário.

Os efeitos positivos de medicamentos para hipertensão causam, é claro, a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca. Porém, estudiosos da Unesp, Faculdade de Juazeiro do Norte, Faculdade de Medicina do ABC e da universidade inglesa Oxford Brookes testaram se a música era capaz de potencializar as respostas dos remédios.

Veja também:

Na pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, da Nature, 37 pacientes com hipertensão controlada foram analisados por dois dias.

No primeiro encontro, os voluntários tomaram medicamentos anti-hipertensivo e com fones de ouvido escutaram música instrumentais da cantora Adele, como Someone like you e Hello, além de Amazing grace.

Já no segundo dia, os pacientes tomaram o remédio novamente, colocaram os fones de ouvido, mas estavam desligados, ficaram em silêncio.

Um método sensível capaz de detectar alterações no coração, identificou que os medicamentos apresentaram respostas significativamente mais intensas sobre a atividade do coração quando os voluntários ouviam música. A melodia intensificou os efeitos benéficos.

É hipertenso e toma remédios? Está aí uma boa dica de playlist.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Mais Tudo sobre Hipertensão