Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Ivete Sangalo nada e malha; veja os melhores exercícios para grávidas

Reprodução/Instagram @ivetesangalo
Imagem: Reprodução/Instagram @ivetesangalo

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

17/01/2018 10h05

Mesmo grávida de oito meses (e esperando gêmeas), Ivete Sangalo não para de se exercitar. Em seu Instagram, a cantora já disse que malha com frequência e, mais recentemente, contou que nada 1000 metros na piscina de casa todos os dias. Entretanto, no post, a rainha do Carnaval disse que vai com calma: “Nessa reta final, já não consigo mais treinar na intensidade que estou acostumada. Mas como 'mainha' não consegue ficar parada, estou nadando todos os dias. Tá aí uma dica para as mamães.”

Muitas vezes, a gravidez é associada a um período de repouso, principalmente nas últimas semanas. Porém, quase todas as gestantes podem praticar exercícios físicos e, dependendo do condicionamento da mãe, até o dia do parto.

Veja também:

“Existem algumas contraindicações, doenças e patologias da própria gestação ou da mulher, como problemas no coração e no pulmão. Mas a maioria pode”, diz Sílvia Gomyde Casseb, ginecologista, obstetra e médica do esporte do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim. Para isso, além do obstetra, é importante uma avaliação do médico de um ortopedista ou cardiologista.

Modalidades mais indicadas na gestação

O exercício mais indicado para cada mulher depende muito do que ela fazia antes da gravidez, sendo que alguns podem e devem ser continuados, como corrida e caminhadas. De acordo com SÍlvia, os mais seguros são natação, hidroginástica, outras modalidades na água e caminhadas, por conta do baixo impacto. Para fortalecimento, a musculação é muito segura e versátil, assim como o pilates, que é recomendado inclusive para quem nunca fez.

Entretanto, é preciso ficar atenta para alguns exercícios específicos. Segundo Ricardo Munir Nahas, médico do esporte e diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), exercícios que flexionem ou causem uma "prensa abdominal" não são indicados para gestantes.

"Essas atividades aumentam a pressão intra-abdominal e pode ser ruim para o bebê e para a mãe, já que a placenta tem uma demanda cardiovascular intensa para nutrir o feto. Não recomendamos, pois esse exercício pode, em casos mais graves, desencadear um parto prematuro", diz.

Além disso, exercícios em que as gestantes ficam deitadas também não são muito recomendados. "Pedimos para evitar exercícios nessa posição, principalmente a partir dos seis meses, pois a tendência é a pressão da gestante cair. O útero comprime os vasos e diminui fluxo sanguíneo para o bebê", alerta Carla Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Carla explica que esse tipo de exercício só pode ser feito até o terceiro mês da gravidez. "Conforme o útero vai crescendo, o ideal é evitar esse exercício."

Práticas esportivas também são benéficas para o pós-parto

O esporte pode fazer muito bem para as mães e os bebês. Além de controlar o peso e evitar doença cardiovascular, como pressão alta, infarto e derrame, evita o diabetes gestacional. Segundo Silvia, as mulheres que fazem exercício melhoram a oxigenação para o feto, a qualidade do sono delas e até as dores nas costas, porque todos os músculos estão fortalecidos. “E os benefícios se estendem ao pós-parto, fazendo com que ele seja menos dolorido e ajudando na recuperação.”

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy