Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Exercício físico reduz risco e medo de quedas em idosas, diz estudo da USP

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

17/01/2018 13h01

Com o avanço da idade, a coordenação e o equilíbrio são afetados, aumentando o risco de quedas e o medo de cair. Entretanto, um novo estudo mostrou que praticar exercícios físicos ajuda a minimizar esses efeitos do envelhecimento em mulheres idosas.

Realizada pela Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto da USP, a pesquisa analisou 35 mulheres, com idades entre 60 e 75 anos. As voluntárias foram divididas em dois grupos: sedentárias (que não praticaram exercícios físicos regulares no último ano) e ativas (que fazem exercício duas vezes por semana ou mais).

Leia também:

Os cientistas analisaram os parâmetros da caminhada de cada participante, como velocidade, ritmo, comprimento do passo, tempo gasto para dar um novo passo e número de passos. As idosas caminharam em duas condições experimentais: velocidade preferida e maior velocidade possível. Foram realizadas três tentativas em cada condição e as voluntárias responderam a dois questionários, um para avaliar a aptidão física e outro para avaliar a ocorrência e consequências das quedas.

caminhada - iStock - iStock
De acordo com os autores, a prática de exercícios físicos parece ser uma estratégia interessante para minimizar os efeitos do processo de envelhecimento
Imagem: iStock

Como resultado, as idosas ativas tiveram melhores respostas nos testes de caminhada e ainda apresentaram menor prevalência de quedas (22%) e de medo de cair (22%) comparadas às idosas sedentárias (58% e 70%, respectivamente).

“Minha dica é que as pessoas façam exercícios se divertindo, ganhando de brinde inúmeros benefícios para a saúde e a qualidade de vida como a melhora da caminhada relatada nessa pesquisa”, disse Matheus Machado Gomes, orientador do estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy