Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saiba quais cuidados você deve ter ao usar lentes de contato no verão

iStock
Imagem: iStock

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

16/01/2018 04h02

Sol, areia, mar, piscina, esportes ao ar livre. O verão é uma época cheia de diversões que ninguém quer perder de vista. No entanto, quem usa lentes de contato precisa tomar alguns cuidados para não sofrer com problemas que podem prejudicar a saúde dos olhos. Veja quando você deve redobrar a atenção ou até mesmo optar pelos óculos. 
 

Em viagens de avião

Não é errado usar lentes de contato quando você vai viajar de avião. Porém, é melhor retirá-las, principalmente em voos noturnos ou com mais de quatro horas de duração. Por causa do ar-condicionado da cabine, os olhos tendem a ficar ressacados e as lentes podem provocar desconforto, irritação, coceira e até dor. Antes de viajar, procure o seu oftalmologista para que ele indique um colírio lubrificante.
 

Veja também:

 

Na hora de mergulhar

Se não quiser tirar a lente para entrar na piscina ou no mar, use óculos de natação. Na água existem muitas bactérias que podem ficar na lente, aumentando o risco de uma infecção bacteriana, que pode causar úlceras de córnea, por exemplo. Além disso, o cloro utilizado nas piscinas também pode entrar em contato com as lentes e gerar algum tipo de irritação. 
 

Ao praticar esportes 

cuidados ao usar lentes de contato e praticar esportes no verão - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não há problema algum em usar lentes para correr, pedalar, jogar frescobol etc. Na verdade, é até melhor pois as lentes não embaçam ou se deslocam e ainda permitem melhor visão periférica do que os óculos de grau. Se possível, use óculos escuros quando for praticar esportes. Assim, você evita que ciscos, insetos ou grãos de areia entrem no seu olho --o que pode fazer você coçá-lo e perder a lente.  

 

Quando for se maquiar para curtir as festas de verão

A dica aqui é utilizar produtos de beleza que não são à prova d´água. Isso por conta da resistência dessas maquiagens, que podem aderir às lentes de contato e danificá-las. Coloque as lentes antes de começar a se maquiar. Assim, você garante que não há nenhum pó em suas mãos. Quando for remover o make, você deve remover primeiro as lentes. 

As lentes protegem seus olhos dos raios solares

Sabia que as lentes de contato filtram raios UVA e UVB e protegem a córnea e o limpo (região periférica da córnea)? Essa é uma das grandes vantagens do produto em relação a maioria dos óculos de grau.
 
Há dois tipos de proteção: UV classe I e UV classe II. A primeira bloqueia pelo menos 90% dos raios UVA e 99% dos raios UVB. Já a proteção UV classe II bloqueia pelo menos 50% dos raios UVA e 95% dos raios UVB. Mesmo assim, ainda é recomendado usar óculos escuros, principalmente para proteger do sol a área em torno dos olhos.
 
Fontes: Adriano Biondi, oftalmologista do Hospital Israelita Albert  Einstein; e Milton Ruiz Alves, oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy