Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Por que mulheres têm mais vontade de comer chocolate quando vão menstruar?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

2018-01-16T13:18:12

16/01/2018 13h18

Qualquer mulher que já menstruou sabe que, quando esses dias do mês se aproximam, a vida não fica muito fácil. E, quando se está sofrendo com cólicas, dores de cabeça e espinhas, tudo o que a pessoa mais quer é degustar alguma comida gostosa, atrás de um pouco de conforto. A guloseima campeã nessa hora, claro, costuma ser o bom e velho chocolate.

Mas você já parou para pensar o motivo desse alimento ser tão desejado pelas mulheres durante o período menstrual? A nutricionista australiana Melanie McGrice publicou em seu blog um texto explicando as várias hipóteses que os pesquisadores exploraram para tentar decifrar o enigma.

Leia também:

Muitos acreditam que tudo tem relação com os desequilíbrios hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Isso porque, conforme os níveis de progesterona e estrogênio caem no início da menstruação, a mulher acaba tendo mais fome. Além disso, os níveis de serotonina (substância que melhora o humor) também diminuem e os de cortisol (hormônio do estresse) estão em constante aumento.

Tudo isso faria com que a mulher necessite mais de alimentos açucarados, justamente para tentar aumentar seus níveis de serotonina e se alegrar.

Apesar de muitas pessoas estarem convencidas dessa teoria, McGrice admite que não existe evidência definitiva de que os desequilíbrios hormonais realmente contribuam para influenciar seu maior desejo por chocolate na época da menstruação.

Inclusive, um estudo feito para determinar se a administração de doses pré-menstruais de progesterona nas mulheres poderia reduzir as cólicas durante esse período apontou que o grupo que recebeu o hormônio não apresentou melhorias significativas em seus desejos em comparação com aquelas que receberam o placebo.

Assim, concluiu-se que a progesterona não teve impacto nos anseios alimentares das mulheres durante o ciclo peri-menstrual. Com isso em mente, os pesquisadores decidiram aprofundar as possíveis razões psicológicas por trás dessa necessidade mensal de chocolate.

Vontade sugestionada

A nutricionista citou um outro estudo, feito em 2004, no qual o desejo por chocolate de mulheres espanholas e americanas foi comparado. Muitas das americanas escolheram o período menstrual como o momento em que provavelmente sentem maior vontade de comer o doce.

Por outro lado, várias mulheres espanholas disseram que desejam chocolate ao redor da hora do jantar ou enquanto trabalham, independentemente da época do mês. Exatamente por isso que as pessoas agora foram levadas a acreditar que a vontade de chocolate é induzida por sugestões que damos a nós mesmas.

Muitas mulheres associam seus períodos com o consumo de chocolate, e é por isso que o desejam antes ou durante a menstruação, avaliou a especialista em seu texto. "Depois de revisar a pesquisa atual, acredito que a vontade de chocolate antes de nosso período é uma mistura de fisiologia, psicologia e condicionamento cultural", concluiu

Vontade que dá e passa?

Segundo ela, nossas mudanças hormonais durante os dias anteriores ao período menstrual nos deixam sentindo estressadas e cansadas, o que tentamos erradicar oferecendo para nós mesmas nossos alimentos de conforto favoritos.

"Isso acaba criando um ciclo pelo qual desejamos alimentos ricos em gordura e açúcar quando recebemos a menstruação todos os meses", aponta a nutricionista. Ou seja: antes de correr atrás de um chocolate, que tal parar e analisar o motivo de seu desejo?

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy