Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pau que nasce torto nunca se endireita: curvatura do pênis atrapalha sexo?

Pênis torto pode prejudicar no sexo? - iStock
Pênis torto pode prejudicar no sexo? Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

De VivaBem, em São Paulo

31/05/2023 04h00

Você olha para baixo e pensa: "Meu pênis está sempre apontado para a direita. Será que é normal?" Calma, uma pequena curvatura no órgão é comum e não é sinal de que há algo errado. Os médicos afirmam que raro mesmo é ter alguém com o colega 100% reto. Só é preciso se preocupar quando dores aparecerem.

Quando tenho que me preocupar com a curvatura do pênis?

Não precisa esquentar a cabeça se ele tiver uma leve inclinação para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo. Se você não sente dores no pênis, está tudo certo. Uma curvatura de até 25 graus é considerada comum, não interfere na funcionalidade do pênis. Mais que isso pode dificultar a penetração na hora do sexo e trazer dores tanto para o homem quanto a outra pessoa.

O que deixa torto?

Se o órgão fizer uma curva bem acentuada pode ser curvatura peniana congênita, que é quando há uma má-formação de nascença. A segunda hipótese é a doença de Peyronie, adquirida com acúmulo de microlesões causadas durante o sexo, que muitas vezes a pessoa nem percebe. Se a curvatura for pequena, é apenas o formato do corpo, tem que se aceitar assim.

O lado que você escolhe na cueca afeta a direção?

Você não precisa fazer um calendário para se lembrar de que lado deixou o pênis na cueca e revezar dia sim, dia não. O jeito que seu colega fica não influencia em nada a curvatura, esse mito não tem fundamento científico. Faz parte da anatomia do órgão conseguir ficar para ambos os lados e o homem deve escolher o mais confortável.

Pênis com camisinha/ Pênis torto/  - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não ter um pênis reto afeta o sexo?

Quando a alteração no formato do pênis é discreta não afeta a transa e nem as chances de orgasmo do homem e da mulher. O problema é que se o órgão for muito encurvado dificulta anatomicamente a penetração e pode inviabilizar a vida sexual. Em casos graves a curva pode afetar até a ereção. O pênis fica ereto quando a circulação sanguínea aumenta na região e se concentra no órgão, com a curvatura pode haver dificuldade de prender o sangue e a ereção é comprometida.

A falta de centralização prejudica o sistema urinário?

Fica mais difícil mirar na privada para fazer xixi, mas é raro afetar o funcionamento do sistema urinário. É possível que haja alguma deformidade em casos de curvatura peniana congênita.

Tem idade para a curvatura aparecer?

É mais comum que os homens busquem urologistas na fase adulta, por volta dos 40 anos. Normalmente, pelo número de microlesões acumuladas, mas não existe uma regra. A curvatura pode aparecer em qualquer momento da vida. Só é preciso ficar atento para ver se ela é contínua e procurar ajuda caso fique acentuada.

Imagens para pênis - iStock - iStock
Imagem: iStock

Existem exercícios ou tratamento para "desentortar"?

É bom deixar claro que se não há incômodo não é preciso intervir. Mas pênis que nasce torto pode se endireitar. Ainda não há consenso sobre qual o melhor momento para o tratamento, se no início ou após a curvatura se estabelecer. E as técnicas variam de acordo com o nível do problema e da estratégia médica. Podem ser usados remédios anti-inflamatórios, medicações injetáveis, próteses ou cirurgias.

As cirurgias mudam o tamanho do pênis?

SIM! O pênis pode ficar maior ou menor, dependendo da abordagem. As cirurgias de encurtamento acontecem da seguinte forma: para endireitar o pênis o médico "puxa e faz uma prega" do lado contrário à curva, como se estivesse levantando o corpo do órgão. Já em casos de alongamento são usados enxertos: o médico adiciona tecido ao lado curvado para endireitar o pênis.

Fontes: os urologistas Flavio Trigo, presidente da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) em São Paulo, Paulo Roberto Salustiano da SBU no Rio de Janeiro, e Ricardo Marcondes de Mattos, do Hospital São Luiz, em São Paulo.