Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gordura "inflamada" de pacientes obesos dificulta emagrecimento

Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

16/01/2018 12h21

Os cientistas descobriram por que as pessoas com obesidade lutam contra a balança e nem sempre conseguem emagrecer. A obesidade, de acordo com um novo estudo, faz com que a gordura fique acumulada na região abdominal e em torno dos órgãos.

O problema é que a gordura inflama e cicatriza, o que a torna incapaz de absorver calorias como deveria, atrapalhando o emagrecimento e desviando essas gorduras para órgãos vitais, como fígado e coração.

Veja também

Veja também:

A descoberta, publicada no periódico Metabolism, foi feita pelos pesquisadores da Universidade de Exeter e pode, no futuro, interromper esse processo e ajudar os obesos a emagrecerem.

Eles descobriram que a molécula LOX provoca cicatrizes, o que gera gordura nos órgãos e artérias das pessoas, aumentando riscos de hipertensão, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

"O tecido adiposo dos obesos tem cicatrizes e inflamação e essas células são menos capazes de armazenar o excesso de calorias, o que pode fazer com que a gordura se mova e envolva órgãos, como fígado. O objetivo do nosso estudo era ver o que impulsionava esse acontecimento para pensar em uma potencial droga que o impeça de acontecer”, explica Katarina Kos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter.

Até que uma droga seja desenvolvida, a chave para perder peso para as pessoas nesta situação é dieta e exercício à moda antiga.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gordura "inflamada" de pacientes obesos dificulta emagrecimento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde