Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tomar sol diminui as células de gordura, revela estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

12/01/2018 11h54

Os benefícios de tomar sol podem ir muito além da dose de vitamina D diária e um bronzeado bonito. De acordo com um estudo publicado na Science Advances, o Sol pode ser capaz de encolher a gordura.

Os pesquisadores descobriram que as células de gordura, localizadas logo abaixo da pele, reagem quando expostas à luz azul --tipo de raio solar-- emitida pelo Sol. As gotas lipídicas dentro dessas células diminuem de tamanho e são liberadas, o que significa que nossas células conseguem eliminar essa gordura.

Veja também:

"Ficar longe do sol pode aumentar o armazenamento de gordura e contribuir para o ganho de peso", sugere o professor Peter Light, que liderou a pesquisa.

Descoberta aconteceu por acaso

A equipe de Light estava, na verdade, pesquisando se as células de gordura conseguiriam liberar insulina em resposta à luz --a ideia era contribuir para o tratamento do diabetes tipo 1.

No entanto, eles perceberam que as gotas lipídicas das células de gordura estavam diminuindo em resposta à luz. Depois de uma pesquisa na literatura, eles identificaram que não havia registros de resposta semelhante.

Embora a descoberta seja interessante, ainda não dá para recomendar ficar deitado em uma espreguiçadeira para impedir o ganho de peso.

Além de mais estudos para identificar se a luz solar também impede o acúmulo de gordura que fica em volta dos órgãos, também é preciso identificar a quantidade de exposição solar que é possível ficar exposto, já que o excesso de sol pode trazer prejuízos para o corpo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy