O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável

Seu estômago não está legal? Comer couve, brócolis e pimenta reduz dores

O Poder dos Alimentos - Para dor de estômago
Imagem: André Bergamin/VivaBem

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

12/01/2018 04h02

Está com dor de estômago? Esqueça a ideia de que isso aconteceu só por causa de algum alimento que você comeu. Na maioria das vezes, o desconforto acontece devido a lesões, provocadas pelo excesso de bebida alcoólica, por medicamentos --como os anti-inflamatórios-- ou pela bactéria H. Pylori, que chega a infectar 90% dos adultos. Esses hábitos diminuem a produção de muco no estômago, que age como uma barreira contra o ácido clorídrico que digere as proteínas.

É a partir daí que surgem as primeiras lesões no estômago, que podem virar uma gastrite (inflamação) ou evoluir para uma úlcera (ferida aberta). Para evitar o problema, com a ajuda do nutricionista Dennys Esper Corrêa Cintra, professor de nutrigenômica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), montamos uma lista com alimentos que fazem bem para o estômago e outra com comidas que podem piorar as lesões preexistentes. Bom apetite!

Coloque no prato

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Couve
Ainda que não existam estudos cabais sobre alimentos que tragam benefícios para quem tem dor de estômago, a hortaliça é uma das mais indicadas, por ter propriedades cicatriciais. Elas podem ajudar a "curar" as lesões estomacais.

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Brócolis
Estudos já mostraram que brócolis tem indol-3-carbinol, uma substância que agride a bactéria H.Pylori (responsável por grande parte das dores de estômago). Nesses trabalhos, o nutriente foi capaz de “agredir” e diminuir a população da bactéria no estômago.

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Pimenta
A história de que a pimenta faz mal para o estômago não passa de um mito. A capsaicina, um dos compostos presentes no condimento, tem grande poder anti-inflamatório, que pode atuar na mucosa do estômago e ajudar em problemas intestinais. No caso de gastrite ou úlcera, no entanto, é melhor evitar até que a doença esteja controlada.

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Pão integral
Os grãos integrais têm uma capa de celulose. Ela envolve os alimentos e faz com que não haja uma fermentação excessiva --que prejudica o estômago -- quando eles são consumidos. 

Melhorar maneirar

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Refrigerantes e água gaseificada
A lógica é simples: pense na sua pele, se você está com um machucado e a estica, sente dor, certo? É a mesma coisa. Se o estômago estiver lesionado, a bebida gaseificada vai fazer ele inflar, como uma bexiga, provocando dor. Enquanto a água com gás só causa desconforto, o refrigerante, por sua vez, é muito ácido e pode acentuar as lesões já existentes.

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Bebidas alcoólicas
O álcool agride a mucosa do estômago e também é capaz de aumentar as lesões já existentes. Estudos mostram que o excesso de bebida pode até causar câncer de estômago.

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Condimentos industrializados
Molhos e condimentos industrializados, como ketchup e mostarda, têm conservantes químicos que aumentam a acidez do estômago. Além de gerar dores, esses alimentos contribuem para aumentar a lesão no órgão.

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Sucos ácidos
Suco de limão e de abacaxi podem provocar incômodos devido ao excesso de acidez. Mas eles não pioram a lesão, pois as frutas têm sais minerais que interagem com o líquido do estômago, diminuindo seu pH. 

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Pães e bolos com farinha refinada
Lembra da capa protetora que protege os grãos integrais e evita a fermentação deles? Então, ela é removida no processo de refinamento da farinha branca. Por causa disso, alimentos feitos com ela fermentam facilmente e induzem a liberação de suco gástrico, o que tende a causar azia. Apesar de não gerar dor, o problema pode ser sinal de uma gastrite.

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Leite e derivados
Eles até trazem uma sensação de alívio imediato quando você está com dor de estômago, pois têm pH básico e neutralizam o ácido do órgão. O problema é que o corpo entende que, como o pH do estômago ficou neutro de uma hora para a outra, ele precisa liberar ainda mais suco gástrico, causando um efeito rebote.

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