Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Quantas vezes preciso me exercitar por semana para ter mais saúde?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

10/01/2018 12h07

Se as festas de fim de ano deixaram um estrago na sua silhueta, chegou a hora de começar a mudar esse panorama. Nessa hora, uma grande dúvida costuma ser: quantas vezes por semana preciso malhar para conquistar um corpo saudável e em forma novamente? De quatro a cinco vezes, pelo menos.

Essa quantidade de exercício semanal foi confirmada por um estudo publicado este mês na revista da American  Heart  Association. Na pesquisa, os melhores resultados para a saúde do coração foram conquistados quando os participantes malharam de quatro a cinco vezes por semana.

Leia também:

Os pesquisadores dividiram 61 adultos sedentários em dois grupos. O primeiro realizou dois anos de atividade física intensa, de quatro a cinco dias por semana, enquanto o segundo seguiu sem se exercitar regularmente ou fez atividades leves, como alongamento, três vezes por semana. Ao final do estudo, foi notado que os exercícios intensos trouxeram melhorias significativas no desempenho do coração.

"Encontramos o que acreditamos ser a dose ideal do exercício certo", disse Benjamin Levine, autor do estudo e professor de medicina interna na Universidade do Texas do Sudoeste, nos Estados Unidos, em um comunicado.

Essa dose é ótima para quem procura garantir uma boa saúde, ter um corpo mais magro e tonificado e melhorar o humor. Levine recomenda intercalar exercícios cardiorrespiratórios, como correr ou andar de bicicleta, com treinamento de força. Em ambos os treinos, a alta intensidade e a consistência são a chave do sucesso!

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook:
 https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy