Topo

O que é melhor para ganhar músculos: comer a clara ou a gema do ovo?

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

10/01/2018 10h56

Comer apenas claras de ovos já é um clássico das dietas “marombas”, seguidas por quem deseja aumentar os músculos. Entretanto, um novo estudo mostrou que descartar as gemas das refeições pode ser um grande erro para quem deseja ganhar massa muscular.

No trabalho científico, os pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, selecionaram 10 homens e pediram para que eles realizassem um treino com resistência (musculação). Depois do exercício, metade dos voluntários ingeriu ovos inteiros e a outra metade só a clara --os dois grupos ingeriram a mesma quantidade de proteína: 18 gramas.

Leia também:

Em seguida, os cientistas fizeram exames de sangue e biópsias musculares para verificar se os aminoácidos apareciam na circulação e na produção de músculos. Os resultados mostraram que a ingestão de ovos inteiros e da clara entregavam a mesma quantidade desses compostos ao organismo. Contudo, quem comeu ovos inteiros logo após a musculação teve uma formação de massa muscular cerca de 40% maior do que as pessoas que consumiram apenas claras. 

Segundo Nicholas Burd, autor do estudo, isso ocorreu porque a gema, além de conter proteínas, tem componentes que não estão presentes na clara e que podem melhorar a capacidade do corpo para construir músculos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy