Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Menos tóxica, nova droga é promessa contra HIV e pode durar um mês

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

10/01/2018 11h18

Uma equipe de pesquisadores de Yale, nos Estados Unidos, testou um novo composto químico que suprime o HIV, protege as células imunes e permanece efetivo por semanas com uma única dose.

Em experimentos com animais, a droga se mostrou uma nova forma de melhorar o tratamento contra HIV, sem trazer tantos efeitos colaterais quanto alguns medicamentos que combatem a doença -- que podem gerar náuseas, dor de estômago e desconfortos intestinais.

Veja também:

Para a descoberta, publicada na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), os pesquisadores usaram métodos de projeto computacional e desenvolveram uma classe de compostos que visam uma proteína viral essencial para o HIV se replicar.

Eles refinaram essa classe de compostos para aumentar a potência, reduzir a toxicidade e melhorar as propriedades farmacológicas. O objetivo era identificar um promissor candidato à droga.

Em colaboração com o laboratório de Priti Kumar, em Yale, o medicamento foi testado em camundongos com células sanguíneas humanas transplantadas e infectados pelo HIV.

Nesses animais, o composto alcançou os principais objetivos do tratamento contra a Aids: suprimiu o vírus a um nível indetectável no sangue; protegeu as células imunes que o vírus infecta; e funcionou em sintonia com os medicamentos já aprovados para tratar o HIV.

Além disso, os pesquisadores descobriram que os efeitos de uma única dose do composto --entregue em uma forma de nanopartículas de ação prolongada-- duraram quase um mês.

Ainda que novos testes sejam necessários, os pesquisadores acreditam que o composto tem potencial para melhorar o tratamento dos infectados com HIV, doença que afeta 37 milhões de pessoas em todo o mundo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy