Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Exercícios semanais podem reverter danos do sedentarismo ao coração

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

10/01/2018 13h13

Nunca é tarde para começar a se exercitar. Segundo um novo estudo publicado na revista científica Circulation, é possível reverter os malefícios de uma vida sedentária para o coração. Para isso, basta seguir uma rotina de treinos aeróbicos por, pelo menos, dois anos.

Os pesquisadores já sabiam que se exercitar de quatro a cinco vezes por semana ajudava a manter o coração saudável, mas a nova descoberta comprova que fazer atividade física de cinco a seis horas por semana também é capaz de reverter os malefícios do sedentarismo.

Veja também:

Pesquisas recentes destacam que passar o dia inteiro sentado está ligado ao acúmulo de proteínas chamadas troponinas, que as células do músculo do coração liberam quando são danificadas. Um estudo descobriu que os indivíduos que passam mais de 10 horas na cadeira por dia têm nível de troponina acima do normal.

Para o estudo publicado na "Circulation", 52 homens e mulheres de meia-idade (48 a 58 anos) que vivem em Dallas, nos Estados Unidos, iniciaram um regime de exercícios com duração de dois anos. Aproximadamente metade dos participantes (28 pessoas) realizou treinos aeróbicos intensos pelo menos um dia por semana. Os outros 24 participantes fizeram parte de um grupo controle, que fez ioga ou se alongou três vezes por semana.

Depois de dois anos, o grupo que fez exercícios vigorosos aumentou o nível de aptidão física e reduziu a rigidez no ventrículo esquerdo do coração, o que melhorou o bombeamento do sangue e ainda reduziu o risco de insuficiência cardíaca.

Como os participantes eram sedentários, os treinadores começaram lentamente. No primeiro mês, eles fizeram treinos com duração de 30 minutos, três vezes na semana. No terceiro mês, passaram a fazer exercícios intervalados de 28 minutos, nos quais intercalavam quatro minutos de exercício em sua frequência cardíaca "pico", seguido de três minutos de recuperação ativa. Nos dias após esse treino, os especialistas prescreveram treinos mais suaves --os participantes podiam caminhar de 20 a 30 minutos ou fazer um treino aeróbico leve.

Após seis meses, a maioria das pessoas nesse grupo aumentou seus esforços e passou a se exercitar de cinco a seis horas por semana, com treinos moderados e vigorosos. 

Mesmo que o exercício seja capaz de reverter os danos trazidos pelo sedentarismo, não postergue o início na atividade física. Os pesquisadores advertem que, depois dos 65 anos, é provável que seja tarde demais para minimizar os prejuízos que uma vida sedentária traz ao coração. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy