Topo

Saiba quais alimentos mancham os dentes e garanta um sorriso branquinho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

09/01/2018 04h01

Sabemos que ter uma boca saudável faz toda a diferença em nossa autoestima e vida social. No entanto, é normal que, com o envelhecimento, os dentes percam seu tom naturalmente branco e ganhem manchas.

O problema pode ter origem intrínseca, devido a características da estrutura interna dos dentes, que acabam por alterar a cor, e extrínseca, relacionada a hábitos como o tabagismo, a falta de higiene e a alimentação.

Sim, o que você come pode deixar seus dentes amarelados antes do tempo. Isso porque, muitos alimentos contêm substâncias que, além de manchar, deterioram o esmalte dentário. Confira alguns exemplos e tome cuidado!

Veja também:

• Beterraba A culpa é da cor intensa do vegetal. O risco de provocar manchas é maior quando consumida em forma de suco.

Café Causa um escurecimento do dente de dentro para fora. Mas, calma! Não é aquele único cafezinho que você toma após o almoço que vai gerar manchas. O processo acontece no decorrer da vida.

• Chá Contém substâncias chamadas taninos (também presentes no café e no vinho tinto), que provocam manchas. Alguns especialistas sugerem acrescentar um pouco de leite ao líquido, por conta da caseína, que ajudaria a neutralizar os prejuízos trazidos pelos taninos.

• Curry Apesar de deixar as comidas com ótimo sabor, a especiaria pode manchar seus dentes devido à intensa pigmentação que possui.

•  Molho de soja e de tomate De forma geral, molhos escuros podem deixar os dentes amarelados.

•  Frutas de tons vermelhos e roxos Geram as manchas especialmente por serem ácidas ou fortemente pigmentadas. Além disso, são cheias de frutose (o açúcar das frutas), que abre caminho para bactérias se instalarem nos dentes e causarem danos e descoloração

• Vinho Sua acidez contribui para a desmineralização dos dentes, o que permite a adesão dos pigmentos naturais da bebida com maior facilidade.

Quero comer esses alimentos. E agora?

menino escovando os dentes; escovar os dentes - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para reduzir o péssimo efeito que esses alimentos causam aos dentes, faça um bom bochecho apenas com água imediatamente após comer. Evite escovar os dentes nesse momento. Isso porque, a ação mecânica da escovação logo depois de consumir substâncias ácidas favorece a remoção de mineral da superfície dental. O ideal é esperar pelo menos uma hora para limpar os dentes.

Maçã salvadora?

maçã; maçã mordida - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A sabedoria popular diz que maçã tem o poder de limpar os dentes tanto quanto a dupla escova e creme dental. Apesar de ser uma crença exagerada, e de não existirem evidências científicas, não é totalmente errada.

Mastigar essa fruta após a refeição, de acordo com alguns especialistas, realmente ajudaria a remover as sujeiras superficiais sobre e entre os dentes.

Além disso, o ato de morder a casca teria a função de reduzir a placa bacteriana dos dentes da frente e, eventualmente, dos do fundo. Outros benefícios ainda estão sendo discutidos, mas vale lembrar que a fruta possui açúcar e não diminui a necessidade de uso dos métodos de higienização bucal.

Outras frutas e legumes crocantes, como aipo e cenoura, também agiriam como "escovas" durante a mastigação e ajudariam a remover parte da placa bacteriana, mas não dispensam a correta higienização. 

De forma geral, para evitar as complicações ligadas à acidez na boca, é fundamental escovar os dentes com a técnica certa, usar escova de dente com cerdas macias, creme dental com baixa abrasividade e visitar regularmente o seu dentista.

Fontes: Patrícia Freitas, professora associada do Departamento de Dentistica da Faculdade de Odontologia da USP e conselheira da Clínica Maxilart; Associação Brasileira de Odontologia; Diego Borrajo, dentista com especialização em ortodontia; Sanmy Saraiva, dentista especializado em prótese e procedimentos estéticos em geral.