Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulheres só são mais felizes do que os homens aos 85 anos, diz estudo

Cerca de 14% das mulheres tem doenças mentais aos 85 anos, contra 16% dos homens  - iStock
Cerca de 14% das mulheres tem doenças mentais aos 85 anos, contra 16% dos homens Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

09/01/2018 16h58

É injusto, mas os homens são mais felizes do que as mulheres por quase toda a vida. Pelo menos, é o que indica uma grande pesquisa feita pelo NHS, o serviço de saúde do Reino Unido. O jogo para elas só vira aos 85 anos. Segundo os psiquiatras, isso ocorre porque a mulheres ficam progressivamente mais felizes na aposentadoria e --pasmem -- com essa idade geralmente já estão viúvas.

Veja também:

Tentando desvendar a infelicidade do sexo feminino, os pesquisadores entrevistaram 8 mil pessoas. Os voluntários responderam 12 perguntas nas quais tinham de avaliar o nível geral de felicidade, depressão, ansiedade, distúrbios de sono e autoconfiança. Quem marcou mais de quatro na escala de 12 pontos provavelmente terá problemas de saúde mental, embora uma consulta médica seja necessária para o diagnóstico formal.

Com as respostas, o estudo mostrou que 28% das mulheres com idades entre 16 e 24 anos têm problemas de saúde mental. Em comparação, 16% dos homens apresentam desordens na mesma faixa etária.

Embora a diferença diminua entre 25 e 34 anos, quando 18% dos dois sexos apresentam transtornos mentais prováveis, as mulheres se tornam mais infelizes à medida que entram na meia-idade, quando 24% mostram alguma doença mental.

Kate Lovett, reitora do Royal College of Psychiatrists, afirma que as mulheres podem ser mais infelizes por “ainda estarem mais propensas a suportar o peso das responsabilidades domésticas e de cuidar da parte afetiva do lar”. Este fardo pode diminuir na velhice, quando elas não são mais responsáveis pelos filhos, pais idosos e, às vezes, pelo marido.

Cerca de 16% das mulheres têm problemas graves com mais de 65 anos, caindo para 14% acima de 85, quando 16% dos homens parecem ter uma doença mental.

Os homens solteiros, viúvos ou divorciados são mais vulneráveis a depressão. Já as mulheres casadas, paradoxalmente, são mais propensas a desenvolver a doença”

Kate Lovett, em entrevista ao The Times.

Os especialistas mostraram ainda que as mulheres costumam falar mais sobre seus problemas e buscar ajuda, o que começa a explicar por que a taxa de suicídio entre os homens é três vezes maior.

No geral, 19% dos adultos parecem ter uma doença mental por causa de infelicidade consistente, falta de prazer e sentimentos de inutilidade. “Isso é motivo de grande preocupação para nós como sociedade”, completa Lovett.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy