Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Exercício melhora qualidade do sono de idosos, confirma pesquisa

Crédito iStock - iStock
Crédito iStock Imagem: iStock

Do VivaBem

08/01/2018 15h51

A prática regular de atividades físicas traz incontáveis benefícios à saúde em todas as fases da vida. E uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de confirmar mais uma vantagem do exercício: fazer com que idosos durmam melhor.

No estudo, realizado com pessoas com idade entre 60 a 75 anos que possuem pressão alta, tanto os indivíduos que fizeram exercícios aeróbicos quanto os que executaram um treino combinado de aeróbico e musculação demonstraram redução no índice de fragmentação do sono. Ou seja, diminuíram os despertares frequentes, que podem ser breves ou de longa duração.

Veja também:

Segundo o fisioterapeuta Thiago Bonardi, autor da pesquisa, o exercício ainda trouxe melhoras nos aspectos emocionais dos idosos. O pesquisador explica que isso pode estar relacionado às substâncias produzidas pelo corpo durante e após o treino que trazem bem-estar, como as endorfinas, serotonina e opióides.


O fisioterapeuta lembra que a prática regular de atividade física ainda ajuda na redução dos triglicerídeos, da gordura corporal, da pressão arterial e também das lesões causadas por quedas. “Os exercícios auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e vasculares, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama e próstata, obesidade, osteoporose, estresse e depressão”, afirma Bonardi.