Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Nada de cremes! "Ioga facial" deixa a pele mais jovem, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

05/01/2018 14h48

Esqueça aqueles mil produtos para combater o envelhecimento da pele. A solução, de acordo com um estudo publicado no período JAMA Dermatology, é a ioga facial.

A técnica não é nova, mas é a primeira vez que ela foi estudada cientificamente. De acordo com os pesquisadores da Northwestern University, trabalhar os músculos da face por 30 minutos durante 20 semanas faz com que a pele fique mais “nova”.

Leia também:

“Os exercícios fortalecem os músculos faciais e deixam eles mais firmes e tonificados, ou seja, deixa a pele com aparência mais jovem”, afirmou o autor do estudo, Murad Alam.

O estudo foi feito com 16 mulheres com idades entre 40 e 65 anos que, antes de mais nada, passaram por um treinamento de como fazer a massagem facial.

Nas primeiras oito semanas, elas foram orientadas a fazer os exercícios em casa por 30 minutos. Nas demais, praticar o exercício de vez em quando.

A "ioga facial" que elas faziam era composta por 32 expressões faciais diferentes.

Para avaliar o resultado do exercício, os pesquisadores fizeram imagens e enviaram para dermatologistas que não estavam envolvidos no estudo.

Nas primeiras imagens, os especialistas deram uma média de 50,8 anos para os rostos. Depois da "ioga facial", esse número caiu para 48,1 anos.

Segundo os médicos, a bochecha foi a região que melhor respondeu aos exercícios.

Ainda que o resultado tenha chamado muita atenção, ainda são necessários mais estudos antes de recomendar a ioga facial.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy