Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo revela que bebidas alcoólicas provocam danos permanentes nas células

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

05/01/2018 15h53

Que o álcool traz prejuízos para a saúde não é novidade... O próprio Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e mama. Mas, agora, um estudo publicado na revista Nature detalhou como a bebida alcoólica traz danos permanentes ao DNA das células-tronco do sangue.

A principal diferença desse estudo é o fato de os pesquisadores terem analisado o álcool no metabolismo de cobaias. Os estudos populacionais já confirmavam a relação entre o câncer e o álcool, mas não explicavam como isso acontecia.

Leia também:

Os pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge fizeram análise de cromossomo e sequenciamento de DNA em ratos que receberam altas doses de álcool.

Nos testes, eles observaram que o acetaldeído (um subproduto da metabolização do álcool no organismo) danifica as células-tronco do sangue. Tudo por que essa substância "quebra" o DNA das células e leva cromossomos a se rearranjarem aleatoriamente.

O achado é particularmente importante porque os pesquisadores observaram o dano em células-tronco, já que mutações nessas estruturas são cruciais para o desenvolvimento de tumores.

O estudo também demonstrou como o organismo das cobaias tenta se proteger contra os danos.

Os pesquisadores analisaram que enzimas chamadas de "aldeído desidrogenases (ALDH)" tentam transformar a bebida em fonte de energia, como se elas fossem um alimento.

O problema é que há pessoas que não possuem essas enzimas ou elas não funcionam corretamente. Assim, quando esses indivíduos bebem, o acetaldeído se acumula, o que aumenta o risco de danos ao DNA.

Essa deficiência na produção da ALDH é mais comum no sudeste asiático e ela faz com que os danos ao DNA chegue a ser quatro vezes maior. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy