Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Seu filho precisa fazer circuncisão? Tire dúvidas sobre fimose infantil

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

03/01/2018 04h00

O nascimento de um bebê gera diversas dúvidas entre os pais. Mas quando o sexo é masculino, uma questão sempre paira no ar: afinal, é preciso fazer circuncisão no recém-nascido ou é possível empurrar a pele grudada à glande apenas com exercícios e pomada?

Veja também:

Antes de tudo, é preciso explicar que essa pele, chamada de prepúcio, cobrindo a extremidade da glande (cabeça do pênis) não é considerada uma fimose. “A fimose é uma doença”, explica Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra da Sociedade Americana de Pediatria. “É a condição quando essa pele é muito fechada e não se abre ao longo dos anos.”

Todo homem nasce com o prepúcio, que é necessário para proteger o órgão sexual. Ele é importante em todos os mamíferos, para ter a reprodução preservada. “Mas nem todo menino nasce com ele estreito. Geralmente, essa pele se abre naturalmente até os dois anos, que é quando a glande deve ser completamente exposta”, diz Edison Schneider, membro da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.

Fimose infantil pode causar dores e infecções

Todo homem tem de quatro a cinco ereções por noite, segundo Alex Meller, Urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Elas são responsáveis pela abertura do prepúcio. “Mas se essa pele é muito estreita, evolui para fimose. É como um anel que impede a higienização”, diz o médico.

Sem causa específica, o problema pode gerar coceira, dor e até infecções urinárias ou na cabeça do pênis. Ele é tratado por meio de exercícios com pomadas à base de corticoides, descolamentos no consultório do pediatra ou cirurgia, prática cada vez mais comum.

As complicações da cirurgia de circuncisão são quase zero - iStock - iStock
As complicações da cirurgia de circuncisão são quase zero
Imagem: iStock

“Há quatro anos a Sociedade Americana de Urologia fez uma pesquisa com circuncisões preventivas em crianças entre 9 e 10 anos e avaliou se elas teriam menos DSTs”, diz Meller. A conclusão foi que a cirurgia virou, sim, fator protetor, mas essa medida sanitária seria importante apenas em países em que os índices dessas doenças são altos. Apesar da indicação preventiva apenas para locais específicos, a circuncisão desde bebê começou a ser muito comum em diversos países.

“Nós geralmente aguardamos até a criança ter dois anos para indicar a cirurgia. Se o tratamento com pomadas -- que ajudam a amolecer o prepúcio e afinar a pele, facilitando a higienização do pênis -- não corrigir a fimose, a circuncisão é recomendada”, diz Schneider. Para o médico, o ideal é fazer a cirurgia antes dos três anos. “Depois disso a criança tem força para reagir e complica o pós-operatório, mexendo no machucado.”

Circuncisão não é indicada em todos os casos

Como na maioria das vezes a pele do prepúcio pode se abrir naturalmente, a cirurgia não é sempre recomendada. “Em uma fimose de grau um, mais leve, indica-se apenas o uso da pomada. Pequenos exercícios também são indicados pelos pediatras, para forçar essa abertura da pele, mas eles devem ser feitos com extremo cuidado, pois podem machucar”, diz Ejzenbaum.

A pomada é prescrita para crianças com um ano ou mais, mas os exercícios podem ser feitos antes dessa idade. Se a pele for muito fechada, a ponto de não abrir, é melhor optar pela cirurgia.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy