Topo

Você mora perto da academia ou da lanchonete? Endereço interfere na balança

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

01/01/2018 15h38

Sua localização influencia no seu treino e até na tentação de comer um hambúrguer. Uma pesquisa publicada no periódico The Lancet Public Health mostrou que ter uma academia ou uma lanchonete como vizinhos afeta os riscos de obesidade.

No estudo, liderado por Kate Mason, da London School, cientistas examinaram dados recolhidos de 2006 a 2010 de mais de 400 mil pessoas. Entre as informações, estavam medidas de cintura, IMC (índice de massa corporal), porcentagens de gordura, bem como a proximidade residencial de lanchonetes e centros de exercícios físicos.

Veja também:

As instalações de exercícios consideradas na pesquisa incluíram academias, ginásios, piscinas e campos de esporte, mas excluíam parques públicos e trilhas.

Quais moradores se deram melhor?

Quase um terço (31,2%) dos participantes não dispunham de instalações para exercícios a um quilômetro de sua casa. No entanto, em média, os participantes contavam com uma academia dentro dessa mesma distância.

Por outro lado, a distância para uma lanchonete foi de 1,1 km, em média, e cerca de 18,5% dos participantes do estudo vivem a apenas meio quilômetro de um fast-food.

No geral, a análise revelou que ser vizinho de um centro de exercícios, conforme o esperado, reduz o risco de obesidade.

Os indivíduos que viviam perto de ao menos seis academias tinham as medidas da cintura 1,22 centímetros menor, um IMC 0,57 ponto inferior e uma porcentagem de gordura corporal 0,81% menor, em média.

A relação foi mais forte para mulheres e grupos de pessoas de maior renda, observaram os pesquisadores.

Além disso, o estudo descobriu que quanto mais distante a pessoa vivia de um fast-food, menores eram os índices de IMC, cintura e gordura corporal. Associação que também foi mais forte entre as mulheres.

Resumo? Na hora de buscar por uma casa tente ficar de olho se está perto de uma academia e bem longe de uma lanchonete. Já deixe essa dica na imobiliária.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy