Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Sofre para fazer exercícios no verão? Banho quente pode ajudar na adaptação

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

31/12/2017 04h00

Quando a temperatura está muito alta é mais difícil se exercitar. Bate um sofrimento por já estar quente e você ter que aquecer ainda mais o corpo e suar o dobro. Quer uma dica inusitada para acabar com o desconforto? Tome banhos quentes e seus treinos podem melhorar.

Parece um conselho bem doido já que no verão deixamos o chuveiro gelado, mas um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research provou que faz sentido.

Veja também:

Fisiologicamente, o que acontece quando está quente é que o coração trabalha para mandar mais sangue para pele, dissipando o calor interno, mas nos deixando cansados e quentes, potencializando riscos de doenças térmicas, como náuseas.

Para não sofrer, atletas usam alguns truques como o “pré-resfriamento, que nada mais é do que tomar bebidas geladas ou passar gelo na pele antes do exercício. A ideia consiste em diminuir a temperatura interna e a da pele do corpo antes de começar a malhar para aguentar melhor.

A medida de fato é eficaz, mas pode não ser a melhor alternativa.

Antes da conclusão rolou muito suor

Correr/ Correr no calor/ Se exercitar no sol - iStock - iStock
Imagem: iStock
Para facilitar a vida de quem treina no verão, os cientistas pediram para corredores voluntários completarem diferentes exercícios em uma sala quente --cerca de 32°C. Os testes aconteceram em visitas distintas ao laboratório.

Na primeira corrida, os voluntários esfriaram a pele antes do exercício colocando os braços em baldes com água gelada e usando coletes de resfriamento e shorts com gelo.

Depois, os cientistas deixaram o laboratório com 37°C e pediram para os voluntários pedalarem por 90 minutos, em um ritmo cada vez mais vigoroso por cinco dias seguidos.

Achou pouco? Em outro momento os corredores repetiram a corrida de esteira de 5 km.

E para finalizar, na última visita, os voluntários foram pré-resfriados como antes e correram mais uma vez no calor.

Após tanto esforço, os pesquisadores compararam os tempos. Como esperado, os corredores foram mais lentos na primeira corrida, quando ainda não tinham se preparado para o calor. 

Depois do pré-resfriamento, no entanto, os voluntários melhoram em 4%. Mas eles foram ainda mais velozes após quatro dias de aclimatação, melhorando o tempo em 6,5%.

Como se preparar para treinar no verão

A conclusão é que você tem um desempenho melhor ao se acostumar com o calor ao invés de investir em esfriar o corpo temporariamente”, afirmou Carl James, líder do estudo na Universidade de Brighton, Inglaterra, em entrevista ao The New York Times.

Passar por uma aclimatação exige tempo e planejamento. Veja algumas dicas:

  • Durante os primeiros exercícios no verão reduza o tempo que você passa ao ar livre e mantenha um ritmo mais tranquilo que o normal.
  • Aumente lentamente o esforço do exercício à medida que você se sentir mais tolerante, o que pode ser em quatro dias ou duas semanas.
  • Não esqueça de beber muita água já que você vai suar mais.
  • Uma ótima alternativa é tomar banho quente, cerca de 30°C, por meia hora após uma corrida de 30 minutos. O banho amplia as adaptações do corpo ao calor sem exigir mais tempo fora nas altas temperaturas.
  • O pré-resfriamento não é tão eficaz, mas também funciona e pode ser uma alternativa útil quando as temperaturas aumentam do nada e não dá tempo para aclimatar antes da competição. Neste caso, use colete de gelo por 20 minutos antes de correr.
  • Tenha em mente que a aclimatação e o pré-resfriamente não tornam você imune ao calor. “Dores de cabeça, náuseas, tonturas e dores musculares são indicadores de que você não está tolerando as altas temperaturas e é bom diminuir a velocidade e buscar uma sombra”, aconselhou James.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy