Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


"Comia 4 pães e bebia 2 litros de refri por dia, mas mudei e perdi 46 kg"

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

28/12/2017 04h00

Paloma Neves, 28, sempre lutou contra a balança e chegou a pesar 94 quilos. A administradora de empresas resolveu emagrecer quando começou a ficar com falta de ar para fazer tarefas do dia a dia. Ela eliminou 46 quilos em um ano e meio e conta como conseguiu esse feito:

Desde sempre briguei com a balança por conta do excesso de peso. Sou baixinha e a cada quilo que ganhava, via o volume do meu rosto aumentar. Fazia dietas malucas e cheguei a tomar remédios sem prescrição médica. Até conseguia emagrecer um pouco, mas engordava mais depois. A dificuldade de controlar a quantidade do que comia era um dos grandes obstáculos.

Há três anos me casei e foi aí que minha alimentação piorou e ganhei ainda mais peso. Comíamos ao menos três vezes por semana fast-food e massas gordurosas no almoço. As quantidades eram sempre exageradas. Bebia dois litros de refrigerante por dia, comia até quatro pães franceses em uma refeição e cheguei a devorar uma travessa de bolo inteira.

O excesso de peso não abalava totalmente minha autoestima. Eu me via bonita e procurava ressaltar meus pontos fortes no visual. Percebi que precisava mudar porque sentia falta de ar quando fazia coisas simples, como calçar meus próprios sapatos.

Paloma Neves - antes e depois - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Em junho de 2016, decidi que iria lutar contra compulsão alimentar e comeria de forma mais consciente e saudável. O primeiro passo foi diminuir a quantidade de pães no café da manhã e trocá-los por versões integrais e tapioca. No almoço, diminui as quantidades de arroz, feijão e farofa. Ao mesmo tempo, aumentei a porção de saladas e grelhados.

Os primeiros 15 dias foram péssimos. Sentia muita fome e tontura, mas entendi que era meu organismo reagindo e se adaptando. Acredito que se eu tivesse tido o acompanhamento de um profissional da área, essa fase teria sido menos complicada. Além disso, moro em uma cidade do interior da Bahia e a oferta de snacks e alimentos saudáveis já prontos quase não existe nos supermercados daqui. 

Em paralelo, me matriculei em uma academia e me comprometi a fazer exercícios aeróbicos todos os dias, variando entre elíptico, esteira ou bicicleta. Também comecei a fazer drenagem linfática duas vezes por semana. Minha meta era chegar aos 65 quilos e consegui alcançar isso em janeiro de 2017. Determinei que eliminaria mais 10 quilos, mas meu peso estagnou e o ponteiro da balança custou a diminuir.

Paloma Neves emagreceu 46 quilos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

A vontade de açúcar sempre batia, mas me controlava com a convicção de que se escorregasse no plano, atrasaria a conquista dos meus objetivos.

No lugar das bolachas, comia uma bananinha sem açúcar e ficava satisfeita com o doce natural. Ainda assim, foram dois meses até que eu voltasse a emagrecer. Aumentei o tempo de exercício e, assim, consegui em julho, pouco mais de um ano após iniciar essa mudança, perder 39 quilos e chegar aos 55 quilos. Me desafiei de novo e hoje estou com 48 quilos. Inclui treinos funcionais e cargas para tonificar os músculos e evitar a flacidez. 

Entrei na musculação e me entusiasmei com os resultados. Os braços, as pernas e principalmente o abdômen ganharam formas definidas que jamais imaginei que teria um dia.

Vou à academia cinco vezes por semana e me programo para comer antes ou depois de algum evento em que sei que não haverá refeições saudáveis. Hoje, aos 28 anos, sequer sinto vontade de comer frituras ou doces, realmente reeduquei minha mente. O corpo que vejo no espelho é somente a consequência de priorizar a minha saúde e me cuidar. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy