Topo

Dieta rica em maçã e tomate pode ajudar a recuperar pulmão de ex-fumantes

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem

26/12/2017 11h04

Um estudo realizado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore, nos Estados Unidos, descobriu que, em um período de dez anos, o declínio nas funções do pulmão foi menor entre ex-fumantes que seguiram uma dieta rica em tomates e frutas, especialmente, a maçã. A pesquisa sugere que certos componentes presentes nesses alimentos podem ajudar a restaurar os estragos causados pelo cigarro no pulmão.

Leia também:

Os pesquisadores descobriram que adultos que comiam, em média, mais de dois tomates e mais de três porções de frutas por dia tiveram menor declínio nas funções do órgão respiratório, comparados com pessoas que comeram, diariamente, menos de dois tomates e menos de uma porção de fruta. Esse efeito foi observado apenas naqueles que consumiram frutas in natura --estado natural do alimento. Portanto, não adianta comprar comida industrializada que contém frutas ou vegetais.

O estudo, feito em conjunto com o setor especilizado em envelhecimento do pulmão do Imperial College in London, mostrou que o maior consumo de tomate apresentou uma melhor no órgão de todos os adultos analisados, inclusive nos que nunca fumaram. As descobertas foram publicadas na edição de dezembro do European Respiratory Journal.

O estudo mostra que a dieta pode ajudar a reparar os danos nos pulmões de pessoas que abandonaram o cigarro. A análise ainda sugere que uma alimentação rica em frutas pode diminuir o processo de envelhecimento do pulmão, até mesmo de pessoas que nunca tiveram o hábito de fumar”, explica Vanessa Garcia-Larsen, professora-assistente da Johns Hopkins e principal autora do estudo.

Para chegar a essa conclusão, o time de pesquisadores avaliou a dieta de 650 adultos em 2002. Após isso, eles repetiram, anualmente e por um período de dez anos, testes sobre a função dos pulmões no mesmo grupo.

“As funções do órgão começam a declinar em torno dos 30 anos, variando de acordo com a saúde da pessoa”, diz Vanessa. Ela finaliza: “Nosso estudo sugere que comer mais frutas com regularidade atenua esse envelhecimento e pode até reparar os estragos feitos pelo cigarro. Essa dieta ainda pode ajudar a combater o diagnóstico de DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica] no mundo todo.”

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy