menu

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Por que faço exercícios físicos e meu corpo fica cheio de hematomas?

Pergunte ao VivaBem - Hematomas
Imagem: Brunna Mancuso/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

2017-12-19T04:00:00

19/12/2017 04h00

"Depois de malhar, aparecem muitas marcas roxas no meu corpo, mesmo sem ter batido com força em lugar algum. Isso pode ser problema de vasos sanguíneos frágeis?"

Dependendo da intensidade e tempo do exercício, podem surgir hematomas nos membros envolvidos, já que a pessoa pode se expor a pequenos ou grandes impactos sem perceber. Isso é relativamente comum e conhecido como equimose.

No entanto, o episódio se torna potencialmente perigoso quando ocorre espontaneamente, sem relação alguma com atividade física, trauma ou uso de determinados medicamentos --como aspirina, anti-inflamatórios e anticoagulantes, que podem causar as manchas roxas, por exemplo. Nesse caso, o hematoma pode sugerir problema de plaquetas ou de coagulação.

De qualquer forma, se você não bateu o corpo em algum lugar e apareceram manchas na pele mesmo assim, é melhor realizar uma investigação clínica. Doenças hemorrágicas na família, problemas decorrentes de cirurgias ou tratamentos odontológicos, uso de medicamentos e deficiência de vitaminas no organismo são apenas um dos causadores de hematomas.

Vale fazer uma análise do seu histórico e procurar um profissional o quanto antes para saber o diagnóstico para evitar maiores complicações.

Fontes: Nelson Tatsui, diretor-técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP; Hilton Waksman, cirurgião vascular do Hospital Israelita Albert Einstein.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy