Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sem estresse: pesquisa estuda efeitos da música durante tratamento dentário

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

16/12/2017 10h33

Se ficar sentado na cadeira do dentista costuma ser um tormento para você, um estudo originado de uma parceria entre a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Marília), Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), Faculdade de Medicina do ABC (SP) e Oxford Brookes University (Inglaterra) pode ser um alento. Isso porque os pesquisadores descobriram que ouvir música na hora do tratamento aliviou os efeitos estresse do procedimento dentário sobre o coração.

Veja também:

O estudo, publicado na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, analisou os efeitos da música durante tratamento de canal, que consiste na retirada da polpa do dente, tecido encontrado em sua parte interna e que, quando está com problema, causa muitas dores no paciente.

Foram analisadas 50 pessoas (25 homens e 25 mulheres, entre 18 e 40 anos) com pulpite irreversível e necrose pulpar dos dentes da frente superiores e submetidas a tratamento dentário.

Os 50 voluntários foram divididos de modo aleatório em dois grupos: o primeiro foi exposto a uma música ("Träumerei" Kinderszenen Op. 15-7) pelo fone de ouvido durante todo o procedimento dentário e o segundo grupo foi submetido ao tratamento com fone de ouvido desligado (placebo).

Durante a análise, foi investigada a concentração de um hormônio relacionado ao hormônio cortisol (que mede o estresse) por meio da saliva, além da atividade do coração através de um método específico denominado de variabilidade da frequência cardíaca.

Tudo tranquilo

Os resultados mostraram que a música não influenciou os níveis de cortisol durante o tratamento de canal. Entretanto, quando os voluntários ouviram a canção, percebeu-se que a atividade do coração sofreu menor sobrecarga, indicando que ela aliviou os efeitos estressantes do procedimento dentário sobre o coração.

Que tal levar o seu mp3 para a próxima consulta dentária?

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy