Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


"Sonhava que estava comendo doces, mesmo assim consegui perder 22 kg"

Drielly Zanatta - Reprodução/Instagram
Drielly Zanatta Imagem: Reprodução/Instagram

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

14/12/2017 04h00Atualizada em 06/09/2018 14h48

Há pouco mais de um ano, Drielly Zanatta, 28 anos, enfrentou a depressão e a Síndrome de Burnout de frente, eliminando 22 kg e encontrou na atividade física uma melhor versão de si.

“Sou de Foz do Iguaçu, Paraná, e me mudei para São Paulo aos 20 anos para estudar e trabalhar. Sabia que seria desafiador, mas não imaginava que com apenas 25 anos, estaria no meu limite: o sedentarismo somado ao excesso de trabalho e a insatisfação com os rumos da carreira me levaram à depressão e, como forma de suprir a insatisfação que sentia, acabava por descontar na comida. Engordei 22 kg ao longo de três anos.

Drielly Zanatta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Com 1,60 cm de altura, nunca fui magrinha, mas também nunca fui gorda e não ultrapassava a casa dos 64 kg. Era muito difícil aceitar que aquele corpo das fotos do meu casamento, de poucos anos atrás, não era mais o meu. Eu dizia que não me importava em estar acima do peso, mas estava em negação.

A chance de mudar surgiu de forma trágica, em 2016. Meu marido que é do Paraná teve que acompanhar às pressas a saúde do pai, que sofrera um AVC. Em julho do ano passado, nos mudamos para Curitiba para auxiliar sua recuperação delicada, já que meu sogro tem Azheimer e precisa de cuidados constantes. Apesar da mudança repentina, tomei a oportunidade como uma oportunidade para me reinventar, cuidar da minha saúde mental e física e conseguir apoiar meu marido.

O ritmo da cidade era mais tranquilo em comparação ao de São Paulo e isso foi um grande facilitador.

Decidi que o primeiro passo seria tratar a depressão e, com a ajuda de um psiquiatra e um psicólogo, descobri que a Síndrome de Burnout era o nome para o esgotamento físico que sentia, e sem tratar tais condições não conseguiria ter forças parar enfrentar o processo de emagrecimento.

Foram seis meses de tratamento com medicamentos para depressão e terapia. Mas, no terceiro mês, me senti mais disposta e comecei a fazer treinos funcionais.

A atividade ajudou muito a equilibrar meu humor e fui liberada do tratamento com os remédios. Procurei um nutrólogo e comecei a reeducação alimentar. A princípio, eu tinha uma refeição livre que guardava para o fim de semana e aproveitava para cair nos doces --sempre fui louca por açúcar, comia todo dia. Mas retomar o cardápio era uma tortura, então fui radical e excluí essa refeição para me manter regrada sem descanso.

Claro que não foi nada fácil. Meu marido me deu muito apoio, mas até hoje come várias besteiras na minha frente e até tem um lado do armário só dele cheio de guloseimas, que mal abro as portas. Eu até sonhei que comia doces!

Mas a vontade de perder peso era maior. Sentia dores nas costas, nas pernas, constipação constante e enxaquecas por conta dos maus hábitos alimentares e até por conta do Burnout. No entanto, com 11 meses de dieta e exercícios, enxuguei 25 kg e reduzi o percentual de gordura de 40 para 15%.

Além da reeducação alimentar, fazia exercícios funcionais voltados para o emagrecimento cinco dias por semana.

Como me dediquei muito e evolui rapidamente, depois de seis meses, os exercícios começaram a ficar fáceis. Foi aí que arrisquei o Crossfit esse ano e me apaixonei.

Hoje treino seis dias por semana e intercalo com a corrida, outra atividade física que me conquistou. Apesar da ânsia por ver resultados, respeito meus limites e procuro executar os movimentos o mais perfeito possível, para então adicionar carga. Posso dizer que eliminar o açúcar foi o que fez mais diferença fisicamente. Eu tinha uma barriguinha que não me deixava por nada, só quando deixei o açúcar é que defini o abdômen.

Hoje, me sinto mais feliz do que nunca com quem eu sou e com o que vejo no espelho. Incluir os exercícios na minha vida foram catalizadores para me tornar mais saudável, saudável e superar a depressão."