Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Subir na balança todo dia motivou americana a emagrecer quase 50 quilos

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

11/12/2017 13h55

Desde os oito anos de idade, Dena Shahani briga com a balança. Ela conseguiu emagrecer quase 50 quilos e contou ao site americano Popsgugar o que fez com que ela se motivasse.

Além de assistir ao reality show “The Biggest Loser” (“O Grande Perdedor”, em livre tradução), ela também se pesava diariamente.

Veja também:

“Manter a motivação não é fácil, mas o que me ajudou foi ver os quilinhos indo embora toda vez que eu me pesava. A balança era minha salvação e o meu tormento ao mesmo tempo. Se eu engordava 200 gramas, aquilo acabava com o meu dia. Mas, agora, o número na balança não define mais o meu progresso”, fala.

De acordo com Vânia Calazans, psicóloga clínica com experiência em emagrecimento saudável, essa estratégia de Dena pode provocar ansiedade e frustração.

Dena Shahani emagreceu quase 50 quilos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
“Se a pessoa tem uma meta de emagrecer um quilo por semana e, no fim, elimina 700 gramas, ela vai reforçar um pensamento disfuncional de que ela não consegue emagrecer. E acaba deixando de reforçar o aspecto positivo, que foi ela ter conseguido eliminar essas 700 gramas”, afirma Vânia.

Por isso, Vânia explica que quem deseja emagrecer precisa aprender a trabalhar com as frustrações. “Sempre temos que valorizar o que foi conquistado. Não importa se você emagreceu 100 gramas, você está mais próximo da sua meta”, ensina.

Dena também contou sobre as vezes que acabava saindo da dieta. “Se eu fazia uma escolha ruim na hora de me alimentar, eu pensava ‘ah, agora meu dia todo está arruinado’ e comia feito uma louca. Mas atualmente minha estratégia é não deixar uma escolha ruim arruinar todo o meu dia ou a minha semana”, conta.

Para Vânia, é importante que as pessoas entendam que não é porque você saiu do nutricionista com uma dieta que você vai conseguir mudar sua postura do dia para noite. “É natural que algumas coisas não saiam como o planejado. E por isso é importante trabalhar com o pensamento. Na hora que sair da dieta, encare como uma escolha que foi feita. ‘Eu decidi comer isso, mas agora voltei para a dieta’. Quando não fortalecemos esse aspecto, reforçamos aquele pensamento de ‘comi aquilo porque eu não resisto’ e isso vai te afastar do emagrecimento”, explica.

Dana segue no seu processo de emagrecimento e tem usado sua conta no Instagram para inspirar as pessoas e se manter firme no seu propósito de ter uma vida mais saudável.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy