Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Está desesperado com o fim do ano? Veja 3 dicas para manter a saúde

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

10/12/2017 12h22

A vida não é fácil e o fim do ano faz com que a gente queira resolver tudo de uma vez só, para começar 2018 sem pendências. Mas a lista não é pequena, são presentes de Natal, contas para pagar, viagens, relatórios do trabalho, angústias sobre o ano que vem, sem falar em encaixar na agenda os amigos secretos e filas nos shoppings para achar aquela roupinha branca.

Com tantos afazeres é possível ter um colapso nervoso ou até adquirir algumas compulsões, como descontar os desesperos no chocolate.

Mas respire fundo, você não está sozinho. Esse tipo de situação tem uma frequência maior no fim do ano. “São meses que trazem sentimentos ambíguos por se tratar da finalização de um ciclo, e muitas pessoas avaliam a vida. Essa reflexão pode revelar metas não cumpridas e desejos não concretizados. Além disso, nessas épocas as pessoas costumam lembrar momentos felizes que não têm possibilidade de se repetir, isso pode agravar um momento de tristeza e dificuldades”, explica o coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, em entrevista ao Blog da Saúde.

Veja também:

O acúmulo de pequenos problemas, repetidos todos os dias, pode provocar consequências como aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências negativas ao organismo.

Surtando/ Perdendo a cabeça/  - iStock - iStock
Imagem: iStock

Algumas dessas alterações são refletidas no corpo na forma de compulsões, ansiedade, queda de cabelo, problemas de pele, mau funcionamento do aparelho digestivo, má regulação do sono, aumento de peso ou emagrecimento, desequilíbrio no ciclo menstrual e depressão. Esse último ponto pode ser considerado um dos mais graves.

Para tentar combater os efeitos negativos gerados pelo excesso de expectativas, trabalho e estresse, veja as dicas do Ministério da Saúde:

  • Trabalhe com a realidade. É importante fazer uma autoavaliação, mas é preciso adequar as expectativas geradas no começo do ano com a realidade que se desenrolou ao longo dele. Nos resultados dessa autoavaliação devem ser levados em consideração as possibilidades que se teve para alcançar as metas e objetivos pretendidos.
  • Esteja próximo a pessoas que te fazem bem. Pode parecer um óbvio, mas é fundamental escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam com a gente. O suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.
  • Cuide do seu corpo. O fim do ano traz também um aumento no número de confraternizações que podem ser um prato cheio para compulsões alimentares. Seja comedido, se alimente bem e sem exageros de doces ou álcool. Além disso, é importante manter uma frequência de exercícios físicos de pelo menos três vezes por semana. Está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada às atividades físicas é um fator que ajuda a combater doenças físicas e mentais.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy