Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Dá para emagrecer abandonando a escada rolante e o elevador?

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Imagem: iStock

Alexandre Sinato

Colaboração para o VivaBem

06/12/2017 04h15

Dá preguiça, o tempo é curto, está muito calor. São muitas as razões e as desculpas para fugir de uma escadaria tradicional e optar pelas opções mais cômodas, como o elevador e a escada rolante. Mas saiba que encarar degrau por degrau ajuda a emagrecer, melhora o condicionamento físico e, como consequência, proporciona mais saúde.

A empresária Monica Ajauskas, 50, descobriu isso quase sem querer. No início deste ano, passando férias em Lisboa, ela se deparou com o famoso “sobe e desce” da capital portuguesa. Nos 15 dias em que ficou na cidade, não tinha muita opção: para curtir o passeio ao máximo, fez questão de encarar as escadas.

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“Pela primeira vez na vida, voltei das férias mais magra. Geralmente, eu ganhava uns três quilos, mas voltei um quilo mais magra, mesmo comendo e bebendo mais, algo que a gente sempre faz nas férias”, conta Monica.

Quando percebeu o efeito que as escadarias fizeram, ela passou a incluí-las em sua rotina. “Depois que notei a diferença, sempre que possível vou pela escada normal, seja no meu prédio, no metrô ou no trabalho. Além de me ajudar a perder peso, sinto que fortalece minhas pernas.”

Resultados são perceptíveis em poucos meses

Os benefícios de subir e descer escada são perceptíveis em poucos meses. Afinal, embora seja algo simples, trata-se de uma atividade de intensidade alta, segundo Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor).

“Com a escada, a pessoa insere na sua rotina um gasto calórico que não tinha e sua balança já começa a pender para o emagrecimento. É importante fazer isso respeitando seu corpo e entendendo o que ele diz sobre a intensidade. Se a pessoa estiver parada, destreinada, o indicado é não subir muito rápido. E tudo bem parar um pouco para recuperar o fôlego”, orienta Barros.

Fôlego que faltava para a arquiteta Silvia Serra, de 45 anos, logo no segundo lance de escada do prédio onde mora. Há três meses, ela passou a enfrentar os degraus até o décimo andar. No começo, já chegava ao segundo andar ofegante e cansada.

“Agora eu subo todos os andares e cada vez faço isso mais rápido. Senti que me ajuda no emagrecimento, mas é uma coisa mais lenta, um hábito que ajuda aos poucos”, avalia a arquiteta.

Esforço é proporcional ao de uma corrida

De acordo com Diego Leito de Barros, o esforço ao subir escadas é proporcional ao de uma corrida, com gasto calórico elevado e bastante exigência muscular. Por isso, a recomendação é a mesma dada para quem quer começar a correr: vá aos poucos.

“É importante ficar atento às dores musculares. Se a pessoa subiu um certo número de lances de escada e no dia seguinte não sentiu nenhum incômodo, ótimo. Mas se apareceu alguma dorzinha, é melhor fazer metade dos lances até se sentir melhor e aumentar aos poucos”, alerta.

De acordo com o fisiologista do HCor, se subir escadas se tornar um hábito diário, a perda de peso será um dos resultados. “Se fizer isso diariamente, mesmo que pouco, a pessoa já vai ver uma mudança significativa em dois ou três meses. A perda de peso vai ser proporcional ao quanto ela consegue colocar de escada em sua rotina”, completa Barros.

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