Viva Bem

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamento de doenças

Acerte na aplicação do protetor solar, usando a regra das colheres de chá

Do VivaBem

06/12/2017 15h58

Você já se perguntou se passa a quantidade certa de protetor solar? E quanto à hora de reaplicar, tem ideia de qual seja? Com o verão chegando, a importância de proteger a pele dos efeitos do sol se torna ainda mais necessária. No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação à porção ideal e o intervalo de reaplicação do produto.

Veja também:

De acordo com o Guia de Fotoproteção na Criança e no Adolescente, desenvolvido pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) com o apoio da Johnson & Johnson, para acertar na quantidade de protetor solar, indica-se usar a “regra das nove colheres de chá". Em crianças, o indicado é usar meia porção do adulto.

"O que muita gente não sabe é que a efetividade do protetor solar está relacionada à utilização adequada em quantidade e frequência”, diz a pediatra Sabrina Battistella. Segundo ela, a regra das colheres é um método fácil para pais e cuidadores aplicarem o produto da maneira correta.

Funciona da seguinte maneira:

Rosto/cabeça/pescoço: 1 colher de chá
Frente e atrás do tronco: 2 colheres de chá
Braço/antebraço direitos: 1 colher de chá
Braço/antebraço esquerdos: 1 colher de chá
Coxa/perna direitas: 2 colheres de chá
Coxa/perna esquerdas: 2 colheres de chá

O ideal é reaplicar o protetor a cada duas horas, após entrar na água ou depois de sudorese intensa imagem: iStock

Brasileiros não usam protetor solar

Segundo uma pesquisa realizada pela Consulfarma e pelo IPUPO Educacional, o número de brasileiros que não aplicam filtro solar diariamente aumentou e já chega a quase 2/3 dos consumidores. De acordo com os dados do estudo, 65% da população não aplicam o filtro solar diariamente --em 2015, esse percentual era de 53% e, em 2014, 57%.

Além disso, 69% dos entrevistados não reaplicam o fotoprotetor e 32% aplicam o produto apenas no rosto. Segundo Battistella, a reaplicação do produto é tão importante quanto usar a quantidade adequada. O ideal é passar novamente a cada duas horas, após entrar na água ou depois de sudorese intensa. "Com suor, água e mesmo quando esfregamos as mãos no rosto e em outras partes do corpo, ocorre a remoção física do protetor. Portanto, é necessário reaplicar de maneira uniforme, para que o fator de proteção solar (FPS) se mantenha conforme o indicado na embalagem", completa ela.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao