Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde

Meus pés sempre estão inchados, o que pode ser?

Pergunte ao VivaBem - Meus pés sempre estão inchados, o que pode ser?
Imagem: Brunna Mancuso/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do UOL, em São Paulo

05/12/2017 04h10

"De vez em quando, fico com os pés inchados. Isso pode ser hipertensão ou má circulação sanguínea?"

Existem diversas causas para o inchaço nos pés. Algumas pessoas têm tendência, sem que apresentem qualquer problema de saúde. Mas tanto a má circulação quanto a hipertensão podem causar inchaço nos membros inferiores.

Enquanto a pressão alta altera o funcionamento do rim, dificultando a filtração da urina e retendo água no corpo todo (causando o inchaço), a má circulação leva a um aumento da pressão nas veias das pernas ou até mesmo uma insuficiência em pequenas válvulas que ficam dentro delas --deixando o fluxo sanguíneo lento e favorecendo o edema.

Anemia e outras alterações sanguíneas, como a falta da proteína albumina em circulação, que geralmente são provocadas por uma insuficiência renal ou hepática, também causam o sintoma.

Às vezes, os pés também podem inchar por causa do uso de medicamentos --principalmente, os usados para controle da pressão arterial. Doenças cardiovasculares, nos rins e no fígado também costumam provocar o sintoma. Mas só um médico pode pedir exames capazes de apontar a verdadeira causa e tratar o inchaço recorrente.

Fontes: Marcos Knobel, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein; Celso Amodeo, cardiologista e especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração); João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital Sírio Libanês.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo