Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher com útero transplantado dá à luz; caso foi inédito nos EUA

O bebê nasceu por meio de uma cesárea - Baylor University Medical Center, via Associated Press
O bebê nasceu por meio de uma cesárea Imagem: Baylor University Medical Center, via Associated Press

Do VivaBem

04/12/2017 09h33

Pela primeira vez nos Estados Unidos, uma mulher que fez um transplante de útero deu à luz.

A mãe nasceu sem o útero e recebeu o transplante de uma doadora viva em 2016. O bebê nasceu mês passado, segundo o hospital Baylor University Medical Center, em Dallas.

Veja também:

A pedido da família, a data de nascimento, o sexo e o peso do bebê não foram divulgados, de acordo com Julie Smith, porta-voz do hospital. Mas, segundo ela, a criança nasceu saudável.

Apesar de ter sido o primeiro nascimento do tipo nos Estados Unidos, o hospital Baylor possui um programa de transplante de útero e, até hoje, dez cirurgias já foram realizadas. No entanto, apenas cinco foram completadas com sucesso e, em um deles, a gravidez não foi possível.

“Foi um nascimento muito emocionante”, disse Liza Johannesson, uma das cirurgiãs que fez a operação, ao The New York Times. “Eu já vi muitos partos e entreguei muitos bebês, mas esse foi um muito especial.”

Desde 2014, oito outros bebês nasceram de mulheres com úteros transplantados, mas todos na Suécia.

Cirurgia é complicada e de risco

O transplante é visto como uma nova fonte de esperança para mulheres que não podem ter filho porque nasceram sem o útero ou tiveram o órgão removido devido ao câncer, a outras doenças ou complicações no parto.

O processo é complicado e considerado de risco. A operação nos doadores dura cinco horas e é mais complexa, removendo bastante tecido. A cirurgia na receptora também é difícil e em alguns casos é comparada ao transplante de fígado. Ela também dura cinco horas.

Após a recuperação, para a mulher que recebeu o útero engravidar, é preciso realizar uma fertilização in vitro, já que os ovários não estão conectados ao órgão transplantado.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy