Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Fica vermelho durante os exercícios físicos? Descubra o porquê

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

04/12/2017 18h36

Enquanto praticamos uma atividade física, o nosso corpo experimenta uma série de mudanças. Uma que causa incômodo em muita gente é o rosto avermelhado. Mas nem é pra se preocupar, pois essa reação é um mecanismo natural do nosso corpo.

Ivan Pacheco, médico do esporte e diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), explica o processo.

Veja também:

No exercício, nossa respiração fica mais acelerada e o coração também bate mais rápido. Isso acontece porque o sangue precisa circular mais rápido para levar oxigênio às células.

Durante esse processo, os vasos sanguíneos se dilatam para que oxigênio chegue mais rápido nos músculos. E isso faz com que fiquemos com o rosto vermelho quando praticamos atividades físicas.

Nossa temperatura corporal também aumenta, o que contribui para o aumento da vasodilatação. Mas, claro, que tudo depende da intensidade do exercício e de onde você está praticando.

“Se você pratica exercício no inverno ao ar livre, o corpo faz vasodilatação para aumentar a temperatura corporal, como uma forma de protegê-lo contra o frio. Já no verão, o rosto também pode ficar com rubor, já que o corpo produz calor mais facilmente e precisa eliminá-lo por meio do suor. Tudo para evitar que a temperatura corporal interna fique muito alta e cause danos às células", explica.

Normalmente não há motivo para se preocupar com a vermelhidão pós-atividade física. Só precisa prestar atenção em casos de falta de ar, taquicardia e tontura.

Se você é do grupo que odeia ficar vermelho na hora dos exercícios, Pacheco dá algumas dicas:

  • Mantenha-se hidratado durante toda atividade física, pois isso vai manter a sua temperatura corporal mais estável e diminuir o rubor.
  • Vai se exercitar no inverno? Prefira lugares fechados e com a temperatura controlada para diminuir a chance de vermelhidão.
  • Vai se exercitar no verão? Evite lugares muito úmidos, pois é prejudicial para a troca de calor do corpo.
  • No verão, opte por roupas mais claras para refletir a luz do sol. Já no inverno, a ideia é usar cores mais neutras ou escuras para absorver mais a luz do sol e manter o calor corporal.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Fernando Guerreiro
do UOL
do UOL
Blog Marcio Atalla
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Fernando Guerreiro
Estilo
Blog Marcio Atalla
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Fernando Guerreiro

Blog do Fernando Guerreiro

Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
VivaBem
Blog Marcio Atalla
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Fernando Guerreiro
Blog Marcio Atalla
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Blog do Fernando Guerreiro
do UOL
do UOL
Blog Marcio Atalla
do UOL
Topo