Viva Bem

VivaBem

O que é mais eficiente para combater a celulite: exercício ou dieta?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

01/12/2017 12h51

Talvez os assuntos mais discutidos sobre estética, o tratamento e a prevenção da celulite ainda são motivos de dúvida entre especialistas. Isso porque o problema tem diversas causas possíveis: desde a retenção de líquidos, passando pela genética e até o próprio tecido da mulher, que tem uma sustentação mais frouxa e maior tendência à retração da pele.

Entretanto, alguns profissionais acreditam que a união entre o exercício e a alimentação seja um fator decisivo na prevenção e até na redução dos temidos "furinhos".

Veja também:

“Não adianta estar direto na academia e errar na cozinha. Um não funciona bem sem o outro”, diz Carla Góes, membro da Sociedade de Brasileira de Nutrologia e médica cirurgiã com especialidade em dermatologia e estética. “Se você tem a genética a favor da celulite, é preciso um controle eterno, tanto de alimentação como de atividade física.”

Na pele com celulite, à direita, as células adiposas armazenam gordura em excesso e aumentam de volume, comprimindo todas as estruturas ali presentes e formando os "furinhos" imagem: iStock

Emagrecer, sem dúvida, ajuda

O professor de educação física e diretor técnico da Bodytech Eduardo Netto destaca que a celulite é, em geral, acompanhada de um edema (acúmulo de líquido que causa inchaço), que comprime os capilares, acentuando a má circulação e o próprio edema. “Simultaneamente, as trocas entre as células e o sistema circulatório diminuem, fazendo com que as células adiposas armazenem gordura em excesso e aumentem de volume”, diz.

Por esse motivo, emagrecer contribui na redução da celulite. Quando a gordura diminui, automaticamente aumenta o aporte sanguíneo e melhora o quadro inflamatório. Exercícios aeróbios como corrida, caminhada e spinning atuam diretamente na redução do tecido adiposo, enquanto a musculação e a ginástica localizada melhoram o tônus muscular, o que ajuda a disfarçar a celulite. O aumento no volume dos músculos comprime o tecido gorduroso, o que torna a pele mais lisa. “O ideal é intercalar os dois, para que seja possível trabalhar uma intensidade mais alta.”

A sardinha e as frutas ricas em vitamina C são ótimas para reduzir e prevenir a celulite imagem: iStock

Dieta previne a celulite e melhora o aspecto da pele

Os principais mecanismos para o desenvolvimento da celulite são retenção hídrica, acúmulo de gordura no tecido subcutâneo e alterações na microcirculação. Isso significa que a dieta é essencial na prevenção do problema. “Hidratação inadequada e dietas ricas em sódio, açúcares e carboidratos (como a maioria dos produtos industrializados, por exemplo) só pioram o quadro”, diz a nutróloga e endocrinologista Priscilla Martins.

Para melhorar a celulite é preciso ter uma ingestão adequada de água e uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, além de pouco sódio. De acordo com Priscilla, esses alimentos melhoram a microcirculação, diminuem a retenção hídrica e diminuem o volume das células adiposas, ou seja, melhoram o aspecto da celulite.

Veja alguns exemplos:

1. Café, chá verde e cacau (ou chocolate 70% ou mais)
Ricos em cafeína, reduzem o edema, melhoram a microcirculação e ativam o metabolismo.

2. Frutas vermelhas
Ricas em antioxidantes, eliminam os radicais livres, que danificam os tecidos, e contribuem para a melhora da circulação, além de apresentarem baixo índice glicêmico.

3. Salmão, atum e sardinha
Peixes ricos em ômega 3, eles melhoram o fluxo sanguíneo, contribuindo para a diminuição do edema e a melhora da circulação.

4. Frutas ricas em Vitamina C
Essa vitamina é importante na formação do colágeno e contribui para a melhora da textura da pele. Ela também protege os vasos sanguíneos e ajuda na circulação.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao