menu
Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor

Gordura em volta de órgãos aumenta risco de infarto e derrame em mulheres

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

30/11/2017 12h22

Preocupado com o seu percentual de gordura corporal? De acordo com um estudo feito por pesquisadores do Massachusetts General Hospital, o local onde elas estão armazenadas é bem mais grave do que a quantidade.

Isso tudo porque dependendo de onde ela estiver localizada, você pode ter mais risco de infartar, ter um derrame ou desenvolver diabetes

O estudo foi feito com 200 pacientes acima do peso e obesos e os pesquisadores analisaram a distribuição da gordura corporal e como isso afetava o risco de doenças cardíacas e metabólicas.

Eles descobriram que o excesso de gordura ectópica, uma gordura que envolve os órgãos e não deveria estar nesse local, era muito perigosa para as mulheres.

"Os depósitos de gordura prejudiciais no fundo da região abdominal, músculos e fígado são mais prejudiciais para a saúde cardíaca e metabólica nas mulheres do que nos homens", concluíram os pesquisadores.

A equipe observou que, enquanto os homens têm mais depósitos de gordura ao redor do abdômen e maior risco de doenças cardíacas, a quantidade maior de músculos fornece um efeito protetor contra a gordura ectópica.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy