Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo desvenda como a obesidade causa o diabetes tipo 2

Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

28/11/2017 11h56

A obesidade no Brasil aumentou 60% nos últimos dez anos. E, de acordo com o levantamento feito pela Vigitel, um em cada cinco brasileiros está acima do peso. Com isso, houve aumento da prevalência de doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes tipo 2.

No entanto, o porquê a obesidade aumenta a resistência à insulina não estava claro até esse novo estudo publicado na “Nature Communications".

Veja também

Os pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, mostraram como o fígado faz parte desse processo e essa descoberta pode abrir caminhos para novos medicamentos contra o diabetes tipo 2.

Veja também:

Eles descobriram que a obesidade aumenta os níveis da proteína PTPR-γ. E essa substância inibe a ação de receptores de insulina que ficam na superfície do fígado, o que faz com que a presença do hormônio não seja identificada.

Para chegar aos resultados, os cientistas fizeram vários testes em pacientes e observaram que eles tinham níveis aumentados da proteína. Depois, realizaram experimentos em ratos, modificando a expressão da substância. Na presença da proteína, a resistência à insulina ocorria; já na ausência, as cobaias não tinham a condição.

Na segunda fase da pesquisa, os cientistas modificaram a presença da proteína apenas no fígado e observaram os mesmos resultados, o que comprovou o papel do órgão no processo.

Os pesquisadores acreditam que essa descoberta abrirá caminho para que apareçam novos medicamentos que bloqueiem essa proteína no organismo, combatendo, assim o desenvolvimento do diabetes tipo 2. O próximo passo dos pesquisadores será testar drogas que consigam bloquear esse composto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estudo desvenda como a obesidade causa o diabetes tipo 2 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde