Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dificuldade para dormir? Pensar que você tem insônia piora seu sono

Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

24/11/2017 20h23

Se você é daqueles que deita na cama, apagas as luzes, tenta cair no sono mas não consegue dormir por nada, você não está sozinho. A insônia é um transtorno comum e é considerada uma questão psicológica, até porque a terapia deve ser o primeiro tratamento procurado –-e não os remédios.

A revista científica Behavior Research and Therapy desvendou mais um mistério para tentar ajudar a vida de quem, mesmo cansado, não consegue pregar o olho. Acontece que o problema está na sua cabeça e só de se identificar como um insone você aumenta os sintomas de insônia.

Veja também

Doido, não?  É como se fosse uma auto influência, sabendo que tem insônia, você não se permite virar a Bela Adormecida. De alguma forma, quem controla o mal-estar e cansaço causados pelas poucas horas dormidas é você mesmo.

O raciocínio é o seguinte: quanto menos satisfeito você estiver com o seu sono, pior você vai se sentir quando acordar. Se você dormir quatro horinhas, mas não se preocupar com isso, é menos provável que você passe o dia seguinte morrendo de cansaço, fadiga e falta de ânimo. Quanto mais você se angustiar, ficar desesperado virando de um lado para o outro e batendo a cabeça no travesseiro, pior será sua próxima manhã.

O estresse da situação dificulta ainda mais o sono e te deixa mais sensível aos sintomas. Além disso, ter essa identidade de insone está ligado a efeitos negativos como hipertensão, depressão e ansiedade, de acordo com a pesquisa.

A dica é tirar a palavra insônia do vocabulário. Os cientistas responsáveis pelo estudo esperam que as terapias destinadas as melhoras do sono abordem primeiro o auto estigma, ajudando os pacientes a se desapegarem do rótulo e da convicção de que são insones, para poder manter a mente aberta durante o tratamento. Eles podem se sentir melhor mesmo que não durmam muito mais.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dificuldade para dormir? Pensar que você tem insônia piora seu sono - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde