VivaBem

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

17/11/2017 10h47

Em um experimento recente, pesquisadores do Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos, reverteram o diabetes tipo 1 em camundongos. O estudo, publicado na quarta-feira, 15, no periódico “Science Translational Medicine”, fez uso de células-tronco para produzir a proteína PDL-1, ausente nos diabéticos.

Segundo os pesquisadores, essa substância é capaz de impedir que o corpo ataque as células que produzem insulina --no diabetes tipo 1, o sistema imunológico enxerga as células produtoras do hormônio como invasoras. Com a produção de insulina normalizada, os níveis de glicose no sangue também voltam ao normal.

iStock
Após o experimento, um terço dos ratos manteve níveis normais de açúcar no sangue durante toda a vida Imagem: iStock

Por meio de terapia genética, os cientistas inseriram o gene CD274, responsável pela produção da PDL-1, nas células-tronco dos ratos. Como resultado, as células modificadas geneticamente reverteram por um breve período o diabetes na maioria dos animais. Um terço deles ainda manteve níveis normais de açúcar no sangue durante toda a vida.

“A indução de PD-L1 em células-tronco reduziu a doença em ratos e inibiu as respostas autoimunes humanas in vitro”, escreveram os autores do estudo. “No futuro, isso pode ser usado em humanos, fornecendo uma nova maneira de interromper a resposta autoimune e ajudar as pessoas com diabetes.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}