Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável

Praticar corrida, ciclismo ou natação pode prevenir Alzheimer e demência

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

14/11/2017 13h19

Sair do sofá emagrece, aumenta sua vida, evita doenças. Mas você sabia que se exercitar também melhora a saúde do seu cérebro e pode prevenir doenças como Alzheimer?

Pesquisadores da Western Sydney University, na Austrália, e da University of Manchester, no Reino Unido, examinaram os efeitos da atividade física no hipocampo, região do cérebro responsável principalmente pela memória.

A saúde do cérebro diminui com a idade e, por incrível que pareça, o envelhecimento também faz o órgão encolher --cerca de 5 por cento por década após os 40 anos. Por essa razão, os cientistas examinaram os cérebros de 737 pessoas antes e depois de praticarem exercícios aeróbicos (correr, nadar, pedalar, dançar).

Os participantes incluíam adultos saudáveis, pessoas com leve deficiência cognitiva (como Alzheimer) e com diagnóstico clinico de doença mental, incluindo depressão e esquizofrenia. As idades variaram dos 24 aos 76 anos, com uma média de 66 anos.

iStock
A atividade física pode reduzir danos futuros no cérebro Imagem: iStock

Os resultados, publicados no periódico “NeuroImage”, mostraram que, por mais que o exercício não tivesse efeito no volume total do hipocampo, ele melhorou significativamente o tamanho da região esquerda dessa parte do cérebro.

“Quando você se exercita produz uma substância química chamada Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), que pode ajudar a prevenir a deterioração do cérebro”, disse Joseph Firth, autor do estudo. “Nosso estudo mostrou que, ao invés de aumentar o tamanho do hipocampo, o principal benefício do exercício para o cérebro é a diminuição da deterioração em seu tamanho. Em outras palavras, o exercício pode ser visto como um programa de manutenção do cérebro.

Segundo Firth, os resultados são importantes para a prevenção de distúrbios degenerativos como o Alzheimer e a demência.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
VivaBem
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Topo