Topo

Você sabe escolher granola saudável? Aprenda e veja como incluí-la na dieta

iStock
Imagem: iStock

Cintia Baio

Colaboração para UOL

12/11/2017 04h00

Feita a partir de uma mistura de cereais, grãos, oleaginosas e frutas secas, a granola é vista como uma aliada de quem quer ter uma alimentação mais saudável. Rica em fibras, ela melhora o intestino preguiçoso, combate diversas doenças, é cheia de gorduras boas e, de quebra, ajuda na sensação de saciedade.

O problema é que nem sempre a granola vendida no supermercado é composta apenas por esses bons ingredientes. Algumas podem trazer excesso de açúcar, sódio e conservantes e ser até pobre em fibras (seu principal ponto positivo). Com essa quantidade de alterações, o alimento deixa de ser saudável e passa a ser visto como ultraprocessado.

Para aproveitar todos os benefícios da granola sem cair em ciladas, é preciso ficar de olho no rótulo. Se açúcar (ou outros xaropes) ou qualquer cereal não integral já estiver como um dos primeiros ingredientes da lista, é melhor buscar outra opção. Isso porque eles estão listados por ordem decrescente de quantidade.

Para se ter uma ideia, a quantidade de açúcar, por exemplo, não deve ultrapassar 8 gramas por porção. Já a de gordura não deve exceder 3 gramas para cada 30 gramas de granola. Se encontrar no rótulo nomes de ingredientes que você nunca ouviu falar, como aromatizantes e acidulantes, já é um indício que ele não é tão saudável.

Granola pote - iStock - iStock
A granola encontrada nos supermercados pode conter conservantes e açúcares
Imagem: iStock

Para aproveitar todos os benefícios sem prejudicar a dieta (já que é considerada de alto valor calórico), o indicado é ingerir 25 gramas por dia, cerca de 1 colher e meia de sopa, segundo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Agora que você já sabe como escolher uma granola saudável, confira seis motivos para acrescentar esse alimento no café da manhã ou no lanche da tarde:

1. Ajuda no bom funcionamento do intestino

Por conta dos cereais, a granola é um alimento rico em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Elas ajudam a formar e hidratar o bolo fecal, estimulando o movimento do órgão e combatendo o intestino preguiçoso.

2. Dá sensação de saciedade

Por conta de seu alto valor calórico (400 kcal a cada 100 gramas, em média), a granola não é, na teoria, considerada um alimento aliado de quem quer emagrecer. No entanto, a concentração de fibras ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, consequentemente, retarda o surgimento da fome.

Para usar esse benefício a seu favor sem ganhar peso, os especialistas dão algumas dicas: consumir apenas 25 gramas por dia, dando preferência para as granolas sem açúcar, acrescentá-las ao café da manhã ou antes das atividades físicas (para dar tempo de queimar as calorias extras) e sempre acompanhadas de alimentos de baixo valor calórico, como frutas ou iogurtes.

3. É um alimento prático e fácil de carregar

Por ser fácil de ser consumida e transportada, a granola pode funcionar como um acompanhamento mais saudável na salada de frutas, junto com o iogurte ou mesmo com leite.

Granola caseira - iStock - iStock
Granola saudável é fácil de fazer em casa
Imagem: iStock

4. É rica em vitaminas e minerais que combatem diversas doenças

Feita com ingredientes “do bem”, a granola é rica em vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento de diversas partes do organismo. A presença da aveia, por exemplo, ajuda no combate à anemia, já que o cereal é rico em ferro. Por conta dos antioxidantes, ajuda no controle da diabetes, melhora o aspecto da pele e cabelo e atua até no combate ao câncer.

5. Diminui o colesterol ruim

As fibras encontradas na granola também ajudam no aumento do colesterol bom e na diminuição do ruim e ajuda a controlar a glicose (açúcar) no sangue.

6. Dá para fazer em casa

Uma boa saída é preparar sua própria granola em casa. Alguns itens são considerados “básicos”, como aveia em flocos, castanha de caju ou castanha-do-Pará, nozes e amêndoas, semente de linhaça, uva passa e damasco seco. A nutricionista Angela Cristina Barbaro, do HCor (Hospital do Coração), mostra um jeito simples de fazer:

Ingredientes

1 ½ copo de aveia integral
½ copo de gérmen de trigo
½ copo coco sem açúcar
1/3 copo de açúcar mascavo
½ copo de amêndoas
1 copo de nozes
1 ½ colher de chá de sal
¼ copo de mel
¼ copo de óleo de coco
1 colher de chá de baunilha
1 colher de sopa de canela

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 165 ºC. Forre uma forma com papel manteiga. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, adicione os demais em seguida e misture bem. Espalhe a mistura na forma e asse por 10 minutos. Retire do forno e mexa bem. Retorne ao forno por mais 10 minutos, observando sempre para não queimar. Após esse tempo, retire do forno e, enquanto a granola esfria, use uma espátula para fazer aglomerados. Espere até que esteja completamente fria para consumir.

Fontes consultadas: Jacqueline Moniz Anversa, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca; Angela Cristina Barbaro, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).