Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor

Quer mudar seus hábitos? Veja 10 passos para uma alimentação saudável

iStock
Legumes, frutas e verduras Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

12/11/2017 04h00

Te deu um estalo e você notou que uma vida saudável é importante? Seu organismo agradece. Para o início da nova fase não precisa fazer alterações drásticas, comece mudando sua alimentação. Veja dez dicas para garantir um cardápio mais saudável com as orientações do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde, e do Indec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

1) Ame os alimentos naturais

É importante preferir os alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, ou os minimamente processados, como farinha, leite e castanhas. Essa seria a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Deixe um espaço reservado na ecobag para os orgânicos.

2) Utilize óleo, sal e açúcar sem exageros

Ao cozinhar não exagere. Com o uso moderado, esses ingredientes contribuem para deixar a alimentação mais saborosa sem desbalancear sua nutrição. Os brasileiros consomem muito mais açúcar e sódio (presente no sal) do que o recomendável, fiquei atento e maneire. 

iStock
Imagem: iStock
3) Limite o consumo de processados

Pepino em conserva não é tão saudável quanto o vegetal. Os ingredientes e métodos usados para fabricar processados alteram para pior a composição nutricional. Processados podem ser consumidos como ingredientes de receitas ou complementos do prato, mas não abuse. Para saber se um produto é processado analise o rótulo.

4) Não confie nos ultraprocessados

Alimentos ultraprocessado –como salgadinhos e refrigerantes—não são boas escolhas se o foco é nutrição. Pelo gosto atraente, você come em excesso e esquece dos alimentos in natura. É cilada: suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, vida social e meio ambiente. E cuidado com as embalagens, rótulos tentam convencer o consumidor que a comida é mais saudável.

5) Preste atenção ao mastigar

Faça as refeições em horários semelhantes todos os dias e evite beliscar nos intervalos. Coma sempre devagar e aprecie o momento sem começar outra atividade, como mexer no celular. Ao prestar atenção você reduz quantidades.

6) Curta passear na feira

iStock
Imagem: iStock
Além de ser uma delícia ver tantos alimentos frescos à sua disposição, comprar comida em mercados e feiras ricos em alimentos in natura ajudam você a priorizar os legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente.

7) Coloque a mão na massa

Desenvolva suas habilidades culinárias e dividas com seus amigos e família. Fazer seus próprios pratos ajuda criar uma relação mais prazerosa coma a alimentação e ter cuidado na escolha dos alimentos.

8) Planeje as compras e o preparo

Planeje as compras, organize a despensa e defina com antecedência o cardápio da semana. Planejar também é uma forma de economizar e evitar o desperdício de alimentos e ainda reduz os impactos no meio ambiente. Além de evita que você coma uma besteira se não tiver nada bom na geladeira.

9) Esqueça o fast-food

Procure locais que servem refeições feitas na hora. Evite redes de fast-food. Dica: tenha cuidado com as crianças, levá-las em redes que oferecem brindes junto com a refeição estimula hábitos alimentares não saudáveis e pode provocar obesidade.

10) Pense duas vezes sobre propaganda de comidas

A função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos, e não educar. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas. O Idec luta para garantir a proteção contra a publicidade enganosa, defende a necessidade de rótulos mais honestos e a regulação da publicidade de alimentos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Agência Estado
Blog da Georgia Castro
do UOL
do UOL
Chef Funcional
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
do UOL
Blog Marcio Atalla
Blog da Lúcia Helena
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
Chef Funcional
Blog da Lúcia Helena
Blog da Verônica Laino
Blog da Georgia Castro
Chef Funcional
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Blog Marcio Atalla
Blog da Lúcia Helena
do UOL
Chef Funcional
Blog Nutrição sem neura
do UOL
do UOL
Blog da Verônica Laino
Blog da Lúcia Helena
do UOL
do UOL
Blog da Georgia Castro
Chef Funcional
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
BBC
Topo