Saúde

Sintomas, prevenção e tratamento de doenças

Tomar uma dose de álcool por dia pode aumentar risco de câncer de mama

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/11/2017 13h33

A American Society of Clinical Oncology (ASCO), que representa alguns dos principais médicos especialistas em câncer nos Estados Unidos, está chamando a atenção para a perigosa ligação entre bebidas alcoólicas e a doença.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Em uma declaração publicada na última terça-feira (8) no Journal of Clinical Oncology, o grupo cita provas de que mesmo quem consome pouca bebida alcoólica diariamente pode elevar o risco de ter câncer de mama nas mulheres e também do surgimento de um tipo comum de câncer de esôfago.

Os especialistas ainda advertem as pessoas que fazem, digamos, mais a linha "beberrona" possuem riscos bem maiores de sofrer com câncer de boca e garganta, além de câncer nas cordas vocais, de fígado e, em menor grau, câncer colorretal.

Apesar das notícias desanimadoras, os médicos garantem que a mensagem está longe de ser: não beba! "Na verdade, se a ideia é tentar reduzir seu risco de ter algum tipo de câncer, melhor beba menos. E, se você nem bebe, melhor nem começar", disse a Dr. Noelle LoConte, professora associada da Universidade de Wisconsin-Madison e autora principal da declaração da ASCO.

Outros grupos médicos já citaram os riscos do álcool como uma possível causa de câncer, mas esta foi a primeira vez que a entidade norte-americana tomou uma posição sobre o assunto.

Imposto

Recente pesquisa feita por eles, que entrevistou 4.016 adultos, descobriu que, quando questionados, poucas pessoas identificavam o consumo de álcool como fator de risco para câncer, embora a grande maioria estivesse familiarizada com outros fatores, como o tabagismo e a exposição ao sol. Menos de um em cada três adultos colocou o álcool como fator de risco para o câncer e a maioria também não mencionou a obesidade.

Por conta dos resultados, a entidade está pedindo novas iniciativas de saúde pública para reduzir o consumo de álcool, que incluem desde impostos até restrições em anúncios dirigidos a menores.

Para chegar a tal resultado, os pesquisadores da ASCO analisaram estudos publicados anteriormente e concluíram que 5,5% de todos os novos cânceres e 5,8% de todas as mortes por câncer em todo o mundo poderiam ser atribuídas ao álcool.

Câncer de mama

Para as mulheres, tomar apenas uma dose de bebida alcoólica por dia pode aumentar o risco de câncer de mama, de acordo com um relatório divulgado em maio pelo American Institute for Cancer Research e pelo World Cancer Research Fund, que foi citado pela ASCO.

Esse relatório analisou 119 estudos, incluindo dados sobre 12 milhões de mulheres e mais de um quarto de milhão de casos de câncer de mama, e concluiu que existiam fortes evidências de que o consumo de álcool aumenta o risco de câncer pré e pós-menopausa, além de que beber um pequeno copo de vinho ou cerveja diariamente aumenta o risco de câncer de mama pré-menopausa em 5% e o risco pós-menopausa em 9%.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Viva Bem
do UOL
Cintia Cercato
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Lúcia Helena
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cintia Cercato
BBC
BBC
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
BBC
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Topo