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Flexões e abdominais reduzem risco de câncer e aumentam expectativa de vida

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Do UOL

03/11/2017 09h53

Exercícios de força trazem benefícios que vão muito além de um corpo definido. Um estudo recente feito com mais de 80 mil adultos descobriu que pessoas que praticam atividades físicas baseadas em fortalecimento muscular têm 23% menos risco de morte prematura e 31% menos chances de morte relacionada ao câncer.

Realizada pela Universidade de Sydney, na Austrália, a pesquisa foi uma das maiores já feitas comparando mortalidade aos tipos de exercícios. De acordo com o autor do estudo Emmanuel Stamatakis, o treinamento de força recebe atenção apenas pelo fato de proporcionar benefícios funcionais à medida que envelhecemos, mas poucas pesquisas analisaram seu impacto na mortalidade.

"O estudo mostra que o exercício que promove a força muscular pode ser tão importante para a saúde como atividades aeróbicas, como correr ou andar de bicicleta", disse Stamatakis.

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Exercício funcional tem os mesmos benefícios que o treino de força com equipamentos específicos Imagem: iStock

Exercícios funcionais entram em jogo

Enquanto a OMS recomenda 150 minutos de atividade aeróbica e dois dias de musculação por semana, o autor do estudo argumenta que os governos e as autoridades de saúde pública negligenciam a importância do treinamento de força. "Nossa mensagem até agora era de apenas se mexer, mas esse estudo nos faz repensar sobre isso, expandindo os tipos de exercícios que incentivamos para a saúde e o bem-estar a longo prazo”, disse.

E por treino de força, Stamatakis não quer dizer somente musculação. A análise também mostrou que exercícios que usam o próprio peso corporal são tão eficazes quanto o treinamento baseado em equipamentos específicos. "Quando as pessoas pensam em treinamento de força, eles pensam instantaneamente em levantar pesos em uma academia, mas isso não precisa ser o caso.”

Segundo ele, as pessoas costumam se sentir intimidadas pelos altos custos e pela cultura promovidos pela academia, por isso é ótimo saber que qualquer um pode fazer exercícios clássicos como abdominais e flexões em sua própria casa ou em um parque local, e colher os mesmos benefícios para a saúde.

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