Dieta

Perdeu muitos quilos e quer manter o peso? Treinadora famosa dá a dica

Reprodução/Facebook
Jillian Michaels é autora de vários livros sobre emagrecimento Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

23/10/2017 13h38

Já sabemos que perder peso quase nunca é fácil, e certas barreiras psicológicas, como o famoso estresse, podem tornar a tarefa ainda mais complicada. Além disso, existe o desafio do depois, que é manter o ponteiro da balança no mesmo lugar e continuar magro.

Apesar de muitos ainda acreditarem que a melhor maneira de perder peso é fazer alguma dieta intensa --como passar o dia em jejum ou apenas tomar sucos, por exemplo--, a personal trainer Jillian Michaels, famosa por sua participação no programa de TV "The Biggest Loser" ("O Grande Perdedor), avalia que essas não são maneiras sustentáveis de emagrecer.

Em entrevista ao site The Insider, ela lembra que se sujeitar a algo assim não apenas bagunça o metabolismo, como ainda faz você recuperar todo o peso perdido ao interromper a dieta. Segundo ela, a chave para a manutenção do peso se resume basicamente a dois fatores: perder esses quilos de forma sustentável e ter um relacionamento saudável com comida.

Nada de bagunçar o metabolismo

Uma das muitas funções do nosso metabolismo é controlar quantas calorias queimamos em um dia, explica Michaels. E ele faz isso, em parte, alterando o equilíbrio hormonal em nossos corpos. Os hormônios, por sua vez, controlam nossos níveis de fome e ajudam o corpo a determinar se deve armazenar ou queimar gordura, entre outras coisas.

De acordo com a personal, o que comemos diariamente tem um impacto significativo no nosso metabolismo. Ela explica que uma restrição extrema de calorias pode sinalizar para o corpo que a pessoa está morrendo de fome, o que faz com que diminua seu metabolismo e entre em "modo de sobrevivência". Em outras palavras, seu corpo começa a manter as calorias em vez de queimá-las.

Quando a pessoa para de fazer essa dieta extrema --até porque ninguém aguenta tanta restrição calórica para sempre-- naturalmente vai retomar a sua ingestão regular de calorias. Isso faz com que o metabolismo diminua e pare de queimar o mesmo número de calorias que costumava queimar antes da dieta. A tendência, lamentamos dizer, é a pessoa recuperar o peso que perdeu.

No entanto, existe um jeito de tentar reverter esse processo: perder peso de maneira saudável e sustentável. Dessa maneira, segundo Michaels, a manutenção deve --em teoria-- ser muito mais fácil do que a perda de peso em si.

Cuidado com o uso que faz da comida

Basicamente é necessário queimar mais calorias do que consumir para emagrecer. Mas, segundo a personal trainer, em nove de cada 10 casos, quando as pessoas ganham peso de volta, não é porque não entendem essa equação simples, mas sim porque estão utilizando o alimento como uma maneira de lidar com os problemas.

E quem nunca se jogou no balde de sorvete, por exemplo, atrás de um pouco de conforto ou como forma de recompensa? Identificar esse tipo de comportamento e pará-lo é crucial para manter o peso a longo prazo.

"É necessário entender o que te motiva a sempre estar voltando para a comida e, em seguida, construir mecanismos de recuperação para que você tenha alternativas mais saudáveis ​​e mais importantes para a vida", diz..

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