Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

30 minutos de caminhada vão melhorar sua saúde e até autoestima

Getty Images
Imagem: Getty Images

Alexandre Sinato

Do UOL, em São Paulo

12/10/2017 04h15

Trinta minutos. Pode parecer pouco, mas esse é o tempo necessário de caminhada para que uma pessoa comece a ter benefícios em sua saúde. Não importa se ela está fora de forma ou é sedentária há muito tempo: meia hora caminhando é o suficiente para que o organismo comece uma mudança interna importante.

Uma máxima resume bem a explicação por trás dessa estratégia. “Qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício, não importa qual a frequência”, defende Eduardo Netto, diretor-técnico da academia Bodytech.

Mas, claro, a regularidade é fundamental em termos de saúde. Na caminhada não é diferente. De acordo com Netto, no primeiro dia de atividade já haverá um início de melhora da pressão arterial, por exemplo, mas os benefícios duradouros surgem entre oito e 12 semanas depois, aproximadamente.

“Hoje em dia, para melhorar a qualidade de vida, a pessoa não precisa ir a uma academia ou fazer um treino formal, basta mudar as atividades diárias, como incluir uma caminhada. Para quem busca melhor qualidade de vida, até um exercício de 20 minutos já é positivo. Para emagrecer, no entanto, é preciso acumular mais tempo”, acrescenta Eduardo Netto.

Aumento na autoestima

Entre os ganhos gerados pela caminhada frequente estão o melhor condicionamento cardiovascular, a redução da incidência de diabetes e de doenças causadas pelo sedentarismo e até uma maior autoestima.

“Quando a pessoa começa a se exercitar com frequência, isso ajuda muito na autoestima, porque ela percebe que consegue atingir metas, mesmo que sejam pequenas, teoricamente. As pequenas mudanças na rotina ajudam muito na motivação”, opina Rodrigo Falcão, psicólogo do esporte.

O cenário melhora ainda mais se essa atividade física for permanente, já que, além do aspecto motivacional, a pessoa começará a notar mudanças físicas, tanto no condicionamento quanto na estética.

“A mudança corporal, de condicionamento ou estética, deixa a pessoa mais animada e feliz, motivando-se mais com a vida em geral. E a partir daí ela vai em busca de outras metas”, explica Falcão. Por isso, lembre-se que 30 minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, são suficientes para quem quer começar a ter uma vida mais saudável.

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