Topo

Chá preto ajuda na perda de peso por agir na microbiota intestinal

Imagem: iStock

Do UOL

04/10/2017 10h18

As discussões sobre os benefícios do chá verde reinam no universo da saúde, mas uma pesquisa recente mostrou que outra bebida pode roubar esse posto. Pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram pela primeira vez que o chá preto pode ajudar na perda de peso e trazer benefícios para a saúde.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Veja também

Publicado no periódico “European Journal of Nutrition”, o estudo, feito com ratos, descobriu que ambos os chás preto e verde alteram a taxa de bactérias no intestino dos animais. A porcentagem de germes associados à obesidade diminuiu, enquanto a quantidade de bactérias relacionadas aos músculos aumentou.

Estudos anteriores já indicaram que compostos encontrados no chá verde alteravam o metabolismo no fígado. As novas descobertas, no entanto, mostram que os compostos do chá preto têm a mesma função.

“Já era sabido que esses compostos, conhecidos como polifenóis, do chá verde eram mais eficazes e ofereciam mais benefícios à saúde do que o chá preto”, disse Susanne Henning, autora do estudo. “Mas nossas descobertas sugerem que o chá preto, por meio de um mecanismo na microbiota intestinal, também pode contribuir para uma melhora da saúde e perda de peso em humanos.”

No estudo, quatro grupos e ratos receberam diferentes dietas, das quais duas eram suplementadas com extratos de chá verde ou preto. Após quatro semanas, os animais foram pesados e aqueles que consumiram os extratos perderam a mesma quantidade de peso dos que fizeram uma dieta com pouca gordura.

Os pesquisadores também coletaram amostras das bactérias dos intestinos dos ratos e descobriram que havia menos germes associados à obesidade nos animais que consumiram os extratos.

“Para os amantes de chá preto, talvez exista uma nova razão para consumi-lo”, disse Susanne.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chá preto ajuda na perda de peso por agir na microbiota intestinal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


VivaBem