Topo

Chega de arrependimento: exercício pode ajudar você a ter autocontrole

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

28/09/2017 11h25

Quem nunca agiu por impulso que atire a primeira pedra. As tentações estão por toda a parte, da loja de roupas ao brigadeiro da padaria. Mas antes de você se deixar levar pela ânsia de abrir a carteira, que tal dar uma corridinha?

Um novo estudo da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, revelou que praticar atividades físicas pode aumentar o poder de decisão e evitar escolhas impulsivas. Seria o fim do arrependimento após ideias erradas?

Publicada no periódico “Behavior Modification”, a pesquisa analisou a relação entre o exercício, que é conhecido por ter consideráveis efeitos psicológicos, e a tomada de decisões. Para isso, os cientistas fizeram dois pequenos estudos.

Decisões / Doce - iStock - iStock
A impulsão está relacionada ao ganho de peso, descontrole financeiro e até mesmo à depressão
Imagem: iStock

Pesquisa mostrou que a atividade física alterou impulsividade dos participantes

No primeiro experimento, quatro homens e quatro mulheres sedentários e com sobrepeso fizeram um programa para se prepararem para uma prova de corrida de 5 km. Os voluntários responderam um questionário que incluía perguntas sobre decisões impulsivas. Uma das questões, por exemplo, pedia para o participante decidir se preferia ganhar 5 dólares hoje ou 15 dólares daqui uma semana.

Depois, os voluntários treinaram por dois meses, três vezes por semana, por 45 minutos. Uma vez por semana, os pesquisadores reaplicavam os questionários. Finalmente, um mês após o término do programa, os participantes retornaram à universidade para um teste final. Os resultados foram intrigantes, segundo os cientistas.

Três dos quatro voluntários desenvolveram um autocontrole significante, de acordo com suas respostas, e mantiveram essas melhoras por um mês após o fim do treinamento. Mas um deles, que perdeu vários dias de treino, não mostrou mudanças em sua impulsividade.

Calçando tênis de corrida - iStock - iStock
A atividade física estimula a sensação de recompensa e de gratificação
Imagem: iStock

Substituindo o impulso pela corrida

No segundo estudo, o mesmo experimento foi feito com 12 mulheres de diferentes idades, pesos e níveis de condicionamento. Os resultados foram quase idênticos ao primeiro estudo. A maioria das mulheres ganhou uma dose notável de autocontrole, com base em seus questionários, após completarem o programa de treino.

“A conclusão dos experimentos mostrou que o exercício pode ser um caminho simples para ajudar as pessoas a terem maior poder de decisão”, disse Michael Sofis, autor do estudo. Segundo ele, diversas pesquisas anteriores concluíram que exercícios regulares alteram porções do cérebro relacionadas ao pensamento e as decisões, o que pode desempenhar um papel no controle da impulsão. Isso porque, de acordo com Sofis, a atividade física é uma forma concentrada de gratificação, compensando a vontade impulsiva de comprar ou comer alguma coisa.