Topo

Gabriela Kapim indica 3 docinhos saudáveis para oferecer às crianças

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/09/2017 04h10

A infância costuma ser uma época saborosa na vida. Afinal, quem esquece aquela sobremesa deliciosa que a avó fazia ou dos passeios com direito a escolher alguma guloseima? Mas, apesar das boas memórias, o consumo de doces por crianças precisa ser feito com moderação.

De acordo com a nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora do programa "Socorro! Meu Filho Come Mal", exibido pela GNT, ingerir açúcar em grandes quantidades desregula o metabolismo, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes. Exatamente por isso, o ideal seria os pais reduzirem a presença do açúcar na dieta dos filhos, mas não precisa cortar. É só uma questão de apresentar doces menos açucarados.

Abaixo, Kapim sugere três receitas doces e saudáveis. Aprenda!

Mousse de Cacau com Abacate

Mouse de abacate - Divulgação/Gabriela Kapim - Divulgação/Gabriela Kapim
Imagem: Divulgação/Gabriela Kapim

Ingredientes:
1 unidade abacate
2 colheres de sopa cacau em pó
3 colheres de sopa mel


Modo de preparo: Bata o abacate no liquidificador, acrescente o cacau e o mel. Depois, coloque em potinhos, leve à geladeira e sirva gelado.

Sorvete de Banana com Canela

Sorvete de banana - Divulgação/GNT - Divulgação/GNT
Imagem: Divulgação/GNT

Ingredientes:
1 dúzia banana prata, picada
1/2 limão (apenas o suco)
1 colher de sopa canela

Modo de preparo: Coloque a banana inteira no congelador. Após congelada, remova a casca e pique em rodelas. Bata no mixer, adicione o suco do limão e a canela. Sirva imediatamente.

Caponata de Frutas

Laranja e limão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

2 xícaras de chá de damasco
1 xícara de chá de uva passa
1 xícara de chá de ameixa preta
1 laranja
1 limão
1 maçã verde
1 pêra
3 pedaços canela em pau
4 cravos
Água

Corte a laranja e o limão em rodelas finas. Retire os caroços. Reserve. Descasque e pique as frutas em cubos grandes, tendo o cuidado de retirar os miolinhos onde ficam os caroços. Em uma panela média, coloque a maçã, a pêra, o limão, a laranja, as uvas-passas, as ameixas, os damascos, o cravo e a canela. Adicione água o suficiente para cobrir as frutas (não exagere: não deve ficar nem um pouquinho de água acima delas). Misture tudo. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos ou até que as frutas amoleçam e a calda fique um pouco espessa. Mas tome cuidado: as frutas não devem se desmanchar. Desligue o fogo, deixe a compota esfriar e sirva em tigelinhas.