VivaBem

Filhos de grávidas que tomam refrigerante correm mais risco de obesidade

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 19h09

Quando a mulher está grávida, se preocupa em comer de forma muito saudável para não prejudicar o bebê e ajudá-lo a se desenvolver com saúde. Quando o assunto é bebida, fica claro que as alcoólicas vão ser excluídas da dieta por mais de nove meses. Mas e refrigerantes e sucos, elas podem consumir?

Um estudo norte-americano apontou que mulheres que consomem bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos adoçados artificialmente, durante a gestação são mais propensas a terem filhos com excesso de gordura corporal.

Vários estudos já tinham demonstrado a relação das bebidas com peso excessivo, obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2 em adultos e crianças. Mas, para aprofundar a análise, os cientistas quiseram abordar o vínculo de grávidas e filhos.

A pesquisa foi publicada no periódico "Pediatrics" e analisou a gravidez de 1.078 mulheres, além de checar seus filhos após o nascimento. Os pesquisadores as separam em grupos: um das que continuaram ingerindo tais bebidas e outro com as grávidas que não tomaram nada disso durante a gestação.

Na conclusão do trabalho, os filhos cujas mães consumiram refrigerantes e sucos adoçados tinham, por volta dos sete anos de idade, maior concentração de gordura corporal.

Não foram encontradas diferenças entre meninos ou meninas, todos os bebês tiveram resultados semelhantes. Além disso, também não foram identificados perigos de refrigerantes sem açúcar.

Com os resultados, os médicos evidenciaram a importância de fazer um acompanhamento com um nutrólogo associado ao pré-natal. Uma vez que a alimentação da mãe pode afetar a criança a curto e longo prazo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais VivaBem

Topo